Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22508
Título: Tratamento precoce para má oclusão de classe III: relato de caso clínico
Autor(es): Marques, Eloise Helena Silva
Palavras-chave: Oclusão dentária
Maxilar
Odontologia
Data do documento: 31-Out-2019
Resumo: Introdução: Definida por Angle como uma relação anormal dos maxilares, a má oclusão de classe III apresenta comprometimento esquelético, tendo uma posição anteriorizada da mandíbula em relação à base do crânio e/ou à maxila. Essa discrepância acarreta alterações dentárias, como a mordida cruzada anterior. A depender da fase em que se inicia o tratamento, comumente será empregado o uso de aparelhos ortopédicos como a máscara facial, que irá gerar modificações tanto dentárias quanto esqueléticas de modo satisfatório. Objetivo: Relatar um caso clínico de má oclusão classe III, explanando as vantagens sobre o tratamento utilizado, expondo também os resultados no paciente em processo de crescimento. Metodologia: Foi realizada uma descrição cronológica, organizada e detalhada do caso clínico com fotografias e exames radiográficos. Para embasa-lo, foi realizada uma revisão de literatura nas bases Scielo, Pubmed e Lilacs, usando os descritores “Má Oclusão de Angle Classe III”, “ortopedia”, “aparelhos de tração extrabucal” e “disjunção maxilar” e foram incluídos artigos publicados no período de 2005 a 2019. Relato de caso: Paciente feminino, 4 anos de idade com padrão facial classe III e mordida cruzada anterior, submetida a tratamento ortopédico com uso de expansão rápida da maxila e máscara facial durante a fase de dentição decídua até correção da má oclusão. Considerações finais: Ao se realizar um diagnóstico correto, com um planejamento minucioso e levando em consideração a fisiologia do paciente, o tratamento ortopédico de classe III não cirúrgico apresenta um prognóstico favorável, desde que haja o comprometimento tanto do paciente quanto do seu responsável ao tratamento proposto.
Descrição: MARQUES, Eloise Helena Silva. Tratamento precoce para má oclusão de classe III: relato de caso clínico. 2019. 21 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22508
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Eloise Helena silva Marques.pdf12.97 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.