Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22509
Título: Prevalência e fatores associados à síndrome de Burnout em acadêmicos de odontologia de uma universidade da paraíba
Autor(es): Grisi, Brunna Rodrigues
Palavras-chave: Estado Emocional
Estresse Ocupacional
Estudantes
Data do documento: 28-Ago-2019
Resumo: A Síndrome de Burnout é um processo de resposta ao estresse ocupacional crônico que acomete, principalmente, profissionais e estudantes da área de saúde. A presente pesquisa objetivou estimar a prevalência da Síndrome de Burnout em acadêmicos do curso de Odontologia de uma Universidade Pública da Paraíba e sua relação com as variáveis: idade, sexo, período cursado e a conciliação trabalho/estudo do graduando. Após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, foi aplicado o questionário adaptado do inventário da MBI-SS de Schaufeli et al. (2002) para estudantes. Os dados foram tabulados e analisados com o auxílio do programa estatístico SPSS versão 20 e foi utilizado o teste qui-quadrado de Pearson ao nível de significância de 5%. Participaram da pesquisa 178 estudantes, sendo 67,42% do sexo feminino. A prevalência da Síndrome de Burnout foi de 15,17%. De acordo com as dimensões de Burnout, a que mais se destacou foi a Exaustão Emocional (53,93%), em seguida a Eficácia Profissional (35,96%) e Descrença (35,39). A média de idade dos estudantes portadores da Síndrome de Burnout foi de 21,26 anos, sendo o sexo feminino o mais prevalente (62,96%). O 4º período foi o mais afetado pelo agravo (28,57%). A variável que demostrou significância no teste qui-quadrado de Pearson foi o período (p=0,007). Pode-se concluir que a houve prevalência da Síndrome de Burnout entre os acadêmicos de Odontologia, sendo mais acometido o sexo feminino, estudantes mais jovens e dos períodos inicias da graduação.
Descrição: GRISI, Brunna Rodrigues. Prevalência e fatores associados à síndrome de Burnout em acadêmicos de odontologia de uma universidade da paraíba. 2019. 27 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22509
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Brunna Rodrigues Grise.pdf801.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.