Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22516
Título: Associação da doença periodontal e a doença de alzheimer
Autor(es): Nascimento, Márlon Leite
Palavras-chave: Doença de Alzheimer
Doença Periodontal
Fator de Risco
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: A doença periodontal, se não tratada é considerada fator de risco para a doença de Alzheimer (DA). A DA é uma condição neurodegenerativa progressiva e irreversível que surge em indivíduos com a idade mais avançada e considerada a causa mais comum de demência em idosos. Acredita-se que o elo entre essas duas condições é a inflamação. O objetivo do presente trabalho é revisar como se dá a associação da doença periodontal com a DA. Trata-se de uma revisão de literatura, com artigos apenas de língua inglesa, publicados nos últimos 5 anos e que tiveram relação com o tema. Ao realizar a busca na base de dados pubmed foram encontrados 42 artigos e seguindo os critérios de elegibilidade totalizaram 17 artigos para leitura completa. De acordo com diversos estudos atuais há associação entre a DP e a progressão e patogênese da DA. Pode ocorrer de forma direta ou indiretamente com a invasão de patógenos periodontais em áreas cerebrais ou com elevação da carga inflamatória sistêmica. Com o entendimento da participação de patógenos periodontais na etiopatogenia dessa doença, permite maior possibilidade de criação de intervenções para diminuir a progressão da DA, melhorando a qualidade de vida dos indivíduos acometidos por essa condição.
Descrição: NASCIMENTO, Márlon Leite. Associação da doença periodontal e a doença de Alzheimer . 2019. 23 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22516
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Márlon Leite Nascimento.pdf773.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.