Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22517
Título: Curvatura radicular e proximidade com o canal mandibular de terceiros molares inferiores.
Autor(es): Melo, Ana Karoline Vieira
Palavras-chave: Radiografia
Radiografia Panorâmica
Terceiro molar
Radiografia
Prevalência
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: Objetivo: Determinar a frequência e variabilidade de terceiros molares inferiores inclusos, levando em consideração características como posição, curvatura radicular e relação com o canal mandibular, por meio da análise de radiografias panorâmicas, baseando-se no modelo de interpretação radiográfica proposto por Whaites (2009), enfatizando características epidemiológicas. Métodos: Trata-se de um estudo documental, estatístico-descritivo, retrospectivo, do tipo transversal, com método de abordagem quantitativo e dados secundários obtidos por meio da análise de radiografias panorâmicas, de pacientes atendidos na clínica de diagnóstico por imagem da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). A análise estatística dos dados foi realizada com o auxílio da estatística descritiva e analítica, com o auxílio do programa Statistical Program Software (SPSS®) 22.0 (SPSS Inc., Chicago, USA). A análise univariada foi executada com o objetivo de avaliar as características gerais da amostra e traçar o perfil demográfico das condições epidemiológicas. Resultados: A amostra total contou com 236 radiografias panorâmicas, a partir das quais foi observada uma predominância do sexo feminino (60,2%) com faixa etária entre 21 a 30 anos (58.1%). Os terceiros molares inferiores esquerdos se apresentaram com maior frequência (90,7%). A angulação vertical foi a mais prevalente nos terceiros molares inferiores esquerdos (44,9%), enquanto que para os terceiros molares inferiores direitos a angulação mesioangulada revelou-se predominante (44,1%). Quanto às curvaturas das raízes, observou-se uma maior frequência da condição favorável para ambos os terceiros molares, direitos (80,7%) e esquerdos (81,3%). Considerando a relação das raízes com o canal mandibular, tanto os terceiros molares inferiores direitos quanto os terceiros molares inferiores esquerdos apresentaram-se maioritariamente em um relacionamento normal, representado por 59,9% e 59,8%, seguido de A, numa frequência de (31,2%) e (30,8%), respectivamente. Conclusão: O perfil epidemiológico da amostra caracterizou-se por mulheres, com faixa etária entre 21 a 30 anos. Os terceiros molares inferiores esquerdos apareceram com maior freqüência. A angulação vertical foi a mais frequente, seguida da mesioangulada. A morfologia radicular favorável apresentou acentuada prevalência e o relacionamento mandibular normal demonstrou-se predominante. Dessa maneira, entende-se que a pesquisa contribuiu para o estabelecimento da prevalência dos terceiros molares inferiores inclusos,servindo como base para o estabelecimento de um plano de tratamento adequado e individualizado.
Descrição: MELO, Ana Karoline Vieira. Posicionamento, Curvatura radicular e proximidade com o canal mandibular de terceiros molares inferiores. 2019. 32 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22517
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PFD-Ana Karoline Vieira Melo.pdf717.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.