Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22520
Título: O uso da própolis como coadjuvante no tratamento periodontal
Autor(es): Lourenço, Aretha Helen Aragão
Palavras-chave: Doenças Periodontais
Medicamentos Fitoterápicos
Própolis
Data do documento: 28-Nov-2019
Resumo: Objetivo: Revisar a literatura atual sobre a eficácia da própolis como coadjuvante no tratamento periodontal. Metodologia: Foram selecionados artigos científicos publicados entre os anos de 2012 e 2019, através dos bancos de dados PubMed, Scielo e Google Scholar com os seguintes descritores em português e inglês respectivamente, “Gengivite” (Gengivitis), “Doenças Periodontais” (Periodontal Diseases), “Própolis” (Propolis), “Medicamentos Fitoterápicos” (Phytotherapeutic Drugs), e “ Saúde Bucal” (Oral Health), escolhidos mediante consulta nos Descritores de Ciências da Saúde – DECs da BIREME. Resultados: A própolis obteve resultados bastantes favoráveis, demonstrando a importância desse produto como uma substancia química auxiliar no tratamento periodontal. Conclusão: Baseados nos estudos avaliados pode-se concluir que a própolis é um material fitoterápico com capacidade anti-inflamatória e antimicrobiana bastante promissora, eficaz na inibição de bactérias periodontopatogênicas, podendo ser utilizada como coadjuvante na terapia periodontal.
Descrição: LOURENÇO, Aretha Helen Aragão. O uso da própolis como coadjuvante no tratamento periodontal. 2019.12 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22520
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aretha Helen Aragão Lourenço.pdf645.4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.