Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22522
Título: Trabalhadores da cana-de-açúcar da zona da mata pernambucana (1960/70)
Autor(es): Silva, Hugo de Oliveira
Palavras-chave: Cana-de-açúcar
Usinas
Saúde
Trabalho
Data do documento: 25-Out-2016
Resumo: Este trabalho tem o objetivo de apresentar as condições de vida e trabalho dos trabalhadores da cana-de-açúcar a partir das leituras de FILHO (2015) e DANTAS (2018). Mostrando, ainda que brevemente, os movimentos grevistas que aconteceu na zona da mata pernambucana, foram importantes para conquistas de direitos trabalhistas. Foram preciso anos de lutas, movimentos e greves. Mostrando a precariedade das condições de trabalho durante o século XX, em regra geral moravam nas fazendas onde trabalhavam sobre o autoritarismo dos patrões. Quase sempre se alimentavam precariamente e também não tinham assistência médica. A morte nessas localidades fazia parte de cada uma dessas pessoas. Assim, aconteceram movimentos que reivindicam por melhores condições de trabalho para cada um desses lavradores da cana. Alguns destes movimentos explodiram em tomaram conta de todo o nordeste canavieiro do Brasil. Trabalhar e trabalhar, mas com dignidade era tudo que os trabalhadores da cana- de açúcar, do século XX, almejavam.
Descrição: SILVA, Hugo de Oliveira. Trabalhadores da cana-de-açúcar da zona da mata pernambucana (1960/70). 2016. 13f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22522
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Hugo de Oliveira Silva.pdfPDF - Hugo de Oliveira Silva373.13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito81.59 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.