Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22524
Título: As muitas faces de uma creche: suas contribuições através do desenvolvimento psicomotor
Autor(es): Moura, Monick Lays Adelino de Lima
Palavras-chave: Creche
Rotina
Educar-cuidar
Psicomotricidade
Data do documento: 4-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo mostrar um novo olhar sobre a creche e a sua contribuição através da psicomotricidade a fim de analisar o contexto histórico e os avanços deste espaço, como discutir sobre as relações entre o educar e cuidar presentes na rotina da creche, conhecendo metodologias que contribuam para o desenvolvimento psicomotor da criança. Propomos, inicialmente, uma apresentação do contexto histórico da creche, seu surgimento na Europa e sua chegada ao Brasil, como uma abordagem da ligação do educar e cuidar dentro da creche, sendo a rotina um principal norte para isso, e por fim, discutir a importância do desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil, visto que a creche possibilita que a criança desenvolva seus aspectos psíquicos e motores. Para esse fim, como parte do processo metodológico, utilizamos uma pesquisa de campo de cunho qualitativo, e como instrumento foi aplicado um questionário com professoras de duas creches do município de Mulungu-PB, a fim de ver o ponto de vista desses profissionais que já atuam na creche sobre toda a temática. Para a fundamentação teórica contamos com a contribuição de alguns autores como: DIDONET (2003), HADDAD (1991) e RUIZ (2011) apresentando os aspectos históricos da creche como a sua contribuição na vida das crianças; DANTAS (2015) e RCNEI (1998) abordando a ligação entre o educar e cuidar dentro da creche; OLIVEIRA (1997) e LE BOULCHE (1984) ressaltando a importância do desenvolvimento psicomotor na Educação Infantil. A creche tornou-se um ambiente altamente rico pelas contribuições que traz às crianças a partir da educação e dos cuidados. Os profissionais que atuam na creche são responsáveis por estimular as crianças de 0 a 3 anos a desenvolverem seus aspectos psíquicos e motores.
Descrição: MOURA, M. L. A. de L. As muitas faces de uma creche: suas contribuições através do desenvolvimento psicomotor. 2020. 64f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22524
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Monick Lays Adelino de Lima Moura.pdfPDF- Monick Lays Adelino de Lima Moura486.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo do Depósito.pdfTermo de Depósito422.57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.