Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22527
Título: O templo de júpiter de Campina Grande: a cidade e a sociedade campinense em perspectiva a partir do Cine-Theatro Capitólio
Autor(es): Silva, Alisson Douglas dos Santos
Palavras-chave: Campina Grande - Paraiba
Cine Teatro Capitólio
Cinema
Modernidade
Sociedade
Data do documento: 13-Nov-2020
Resumo: O Cine Teatro Capitólio foi um símbolo marcante na cidade de Campina Grande/PB, porque trouxe os modernos avanços tecnológicos, que fizeram com que mudanças significativas ocorressem em torno da sociabilidade na cidade. O advento do cinema marcou o início da era do vídeo, que influenciou e mudou a vida e a forma como as pessoas pensavam, concebiam e representavam o mundo. Diante do exposto, o objetivo geral deste trabalho é discutir a cidade de Campina Grande desde a chegada do Cine Teatro Capitólio e sua sociedade e práticas. Nessa perspectiva, no contexto do advento da modernidade, o objetivo específico deste trabalho é: analisar as influências e mudanças que surgiram com a presença do Capitólio na vida e no cotidiano dos "praticantes comuns da cidade" (pessoas), e mesmo na vida cotidiana, a partir do pensamento da contribuição fragmentada dos indivíduos formando um todo em relação ao cotidiano da sociedade; e tratar da acessibilidade do Cine Teatro Capitólio, que trataria de um público avassalador, mesmo que houvesse uma distinção entre classes sociais. Para tanto, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental com abordagem qualitativa, pois haverá um resgate das obras e fontes históricas desta versão sobre o Cine Teatro Capitólio de Campina Grande e suas inter-relações na construção do perfil da cidade e da sociedade. Os resultados apontaram para o espaço do Cine Capitólio como um querer-ser representante da elite, mas que é cercado pelas classes menos favorecidas, fazendo com que a modernidade aprofundasse essas diferenças de classe. Com isso, verificou-se a importância da chegada do cinema em Campina Grande no sentido de se visualizar mais nitidamente as diferenças de classe social demarcadas pelo acesso ao Cine Capitólio.
Descrição: SILVA, A. D. dos S. O templo de júpiter de Campina Grande: a cidade e a sociedade campinense em perspectiva a partir do Cine-Theatro Capitólio. 2020.26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22527
Aparece nas coleções:29 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
termo deposito.pdftermo de deposito3.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Alisson - COM FICHA CATALOGRÁFICA.pdftcc807.98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.