Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22529
Título: Aspectos epidemiológicos, classificação e abordagem clínico-terapêutica dos traumatismos dento-alveolares
Autor(es): Silva, Erika Thaís Cruz da
Palavras-chave: Odontologia
Luxações
Traumatismo Dentário
Data do documento: 10-Set-2019
Resumo: Os traumatismos dento-alveolares (TDA) podem ser definidos como lesões causadas por impactos nos dentes e/ou tecidos duros e moles no interior e/ou exterior da cavidade bucal. Nesse contexto, o presente estudo tem como objetivo realizar uma revisão de literatura acerca dos traumatismos dento-alveolares abordando os principais índices epidemiológicos, etiologia, formas de diagnóstico, classificação, bem como aspectos clínicos e a conduta terapêutica para cada tipo de lesão. Os TDA são comuns durante a infância ocorrendo com muita frequência em crianças de até 12 anos e representam um problema estético-funcional e psicológico, envolvendo o emocional tanto do paciente acometido como de seus familiares. A abordagem inicial inclui observar os seguintes aspectos: condições dos tecidos de suporte e elementos adjacentes, medicação sistêmica, desenvolvimento radicular do dente traumatizado, manobras de redução, tempo decorrido do trauma até o atendimento e fixação quando necessário. É fundamental que o cirurgião-dentista conheça os traumatismos dento-alveolares para que realize um manejo adequado tendo em vista que essas situações são vistas com frequência na prática clínica odontológica.
Descrição: SILVA, Erika Thaís Cruz da. Aspectos epidemiológicos, classificação e abordagem clínico-terapêutica dos traumatismos dento-alveolares. 2019. 74 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22529
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Erika Thaís Cruz da Silva.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.