Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22530
Título: Terapia fotodinâmica na redução de microrganismos relacionados à infecção persistente do sistema de canais radiculares.
Autor(es): Galdino, Andrea Brilhante
Palavras-chave: Endodontia
Infecção
Lasers
Terapia fotodinâmica
Data do documento: 5-Nov-2019
Resumo: Objetivo: avaliar o potencial antimicrobiano da terapia fotodinâmica na redução de microrganismos relacionados à infecção persistente do sistema de canais radiculares. Métodos: Foi realizada uma pesquisa do tipo experimental laboratorial in vitro. Para testar a atividade antimicrobiana dos grupos experimentais (controle de viabilidade celular, controle positivo (hidróxido de cálcio), PDT com azul de metileno, extrato vegetal e PDT com o extrato vegetal), foram utilizadas cepas padrão de Enterococcus faecalis (ATCC 29212). O inóculo microbiano foi padronizado em espectrofotômetro de modo a obter uma absorbância de 0,08 a 0,10 que corresponde a 5x105 UFC/ml. Os grupos experimentais foram dispostos separados entre si em microplacas de 96 poços estéreis. Foram inseridos 100 μl de meio de cultura estéril BHI, 80 μl do corante azul de metileno, o extrato vegetal (4mg/ml), e 20 μl do inóculo bacteriano. Foram realizados o controle do crescimento microbiano inserindo apenas o meio de cultura do caldo estéril nos poços, a respectiva alíquota de inóculo microbiano e o controle positivo com Hidróxido de cálcio, diluído em água destilada, a 4mg/ml. O corante Azul de Metileno foi utilizado na concentração de 5 mg/ml, diluída em 0,01% em cada poço da triplicata. Quanto aos grupos submetidos ao extrato, ambos receberam o extrato na concentração de 4mg/ml. O laser utilizado foi o InGaAIP Therapy XT (DMC Importação e Exportação de Equipamentos Ltda, São Carlos, SP, Brasil), com comprimento de onda (λ) de 660 nm, uma potência útil de 100mW, área de spot de 0,028 cm2 , energia total foi de 6,0 J, correspondendo a um tempo de 60 segundos em cada poço. A inserção da luz laser foi de uma única vez, de forma contínua, de modo pontual e com aplicação perpendicular aos poços. Para avaliação da ação dos grupos experimentais, foi repicada 1 alíquota de 1 μl do conteúdo dos poços em placas contendo BHI ágar e as microplacas foram levadas para estufa à 37ºC, por 24 horas. Após isso, foi realizada a leitura dos resultados por meio da contagem das unidades formadoras de colônias (UFC/ml) de Enterococcus faecalis. Resultados: A avaliação da atividade antimicrobiana dos grupos em estudo frente à Enterococcus faecalis resultou no controle em 6,0x108 UFC/ml; controle positivo, contendo hidróxido de cálcio em 5,0x108 UFC/ml; Terapia fotodinâmica com corante azul de metileno em 3,0x107 UFC/ml; Extrato vegetal de Schinopsis brasiliensis em 3,8 x 104 UFC/ml; Terapia Fotodinâmica com extrato vegetal de Schinopsis brasiliensis em 0. Conclusões: A PDT quando associada ao azul de metileno foi capaz de reduzir as cepas do Enterococcus faecalis, porém não foi capaz de eliminá-lo. Quando associada ao extrato da planta Schinopsis brasiliensis, a PDT foi capaz de eliminar completamente as cepas microbianas testadas.
Descrição: BRILHANTE, Andrea Galdino. Terapia fotodinâmica na redução de microrganismos relacionados à infecção persistente do sistema de canais radiculares. 2019. 33 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22530
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Andrea Brilhante Galdino.pdf1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.