Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22541
Título: Restauração semi-direta com resina composta em dente posterior: relato de caso clínico
Autor(es): Moura, Amanda Romualdo de
Palavras-chave: Técnicas semi-direta
Onlay
Resina composta
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: O aperfeiçoamento das propriedades mecânicas e a evolução da adesão dentinária consolidaram sua aplicação em dentes posteriores. Entretanto, alguns problemas ainda podem ser evidenciados com seu uso como material restaurador direto, dentre eles a contração gerada com sua polimerização, o que acarreta fadiga na linha de união e predispõe a interface dente/restauração à infiltração marginal. O emprego indireto de resinas compostas faz com que a contração de polimerização ocorra no modelo de trabalho, não gerando tensões sobre a linha de união dente/restauração, e a fenda gerada seja selada com o emprego do agente cimentante resinoso. O objetivo desse trabalho foi relatar um caso clínico com protocolo de restauração semidireta de resina composta para tratamento restaurador no dente 46. Paciente do sexo feminino, 16 anos, compareceu a clínica-escola de Odontologia da UEPB campus VIII, para substituição da restauração de resina composta insatisfatória no dente 46. Ao exame clínico, foi detectado restauração extensa e perda da anatomia. Ao exame radiográfico foi observado tratamento de canal finalizado e satisfatório. O tratamento de escolha foi a substituição da restauração de resina composta por uma onlay semi-direta, confeccionada em consultório pela técnica de termopolimerização. O paciente apresentou melhora significativa quanto à qualidade da restauração e teve sua função e estética restaurada.
Descrição: MOURA, Amanda Romualdo de. Restauração semi-direta com resina composta em dente posterior: relato de caso clínico. 2019. 16 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22541
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Amanda Romualdo de Moura.pdf700.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.