Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22542
Título: Ortodontia no SUS: uma visão de tratamento para o serviço público de saúde brasileiro
Autor(es): Lima Junior, José Almeida de
Palavras-chave: Ortodontia
Saúde pública
Sistema único de saúde
Data do documento: 16-Out-2019
Resumo: A ortodontia é o ramo da Odontologia qu e atua nos problemas que acometem ossos e dentes envolvidos no aparelho estomatognático de forma preventiv a, interceptativa ou corretiv a . Como uma forma de prevenir futuros problemas, a ortodontia preventiva intervém antes de a má oclusão acontecer. Imple mentar todas as áreas da Odontologia no Sistema Único de Saúde ( SUS seria o ideal, porém se sabe que o mesmo não conta com o suporte adequado e isso acaba tornando muitas vezes certos tipos de tratamento inviáveis. O objetivo dessa revisão de literatura f oi demostrar a importância da presença da Ortodontia no SUS bem como avaliar a viabilidade de tais tratamentos. A pesquisa bibliográfica foi realizada em bases de dados da internet , como o Google Acadêmico e Scielo para identificar trabalhos que satisfize ssem o objetivo do nosso estudo, sendo publica dos entre os anos de 2006 a 2019 , utilizando as palavras chave Ortodontia, Sistema Único de Saúde, SUS e Ortodôntico, totalizando 26 artigos escolhidos . As más oclusões afetam diretamente função e estética do p aciente, tornando se, além disso, um fator que altera a qualidade de vida sob o aspecto social e cultural do indivíduo, diminuindo a sensação de bem estar do mesmo. Uma das alternativas viáveis para o SUS seria agir antes de a má oclusão acontecer, evitand o assim maiores custos no tratamento.
Descrição: LIMA JUNIOR, José Almeida de. Ortodontia no SUS: uma visão de tratamento para o serviço público de saúde brasileiro. 2019. 20 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22542
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-José Almeida de Lima Junior.pdf477.62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.