Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22543
Título: Autopercepção e condições de saúde periodontal em uma população de gestantes
Autor(es): Henriques, Danielly Porto Pereira
Palavras-chave: Gravidez
Gengiva
Autopercepção
Saúde bucal
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: Introdução: A gestação representa um estado de grandes mudanças fisiológicas e psicológicas no organismo da mulher, sendo necessária uma adaptação de todo o corpo a esta condição. As alterações fisiológicas ocorridas durante o período gestacional, somados a inadequados hábitos, atitudes e falta de conhecimento sobre a importância da saúde periodontal na gestação podem representar fatores de risco para a ocorrência de complicações para a mãe e/ou o feto. Objetivo: analisar a autopercepção, conhecimento, hábitos e condições de saúde periodontal de uma população de gestantes. Metodologia: mediante a aplicação de um questionário e exame clínico bucal foram coletados dados sociodemográficos, autopercepção, hábitos e conhecimento em saúde periodontal, ISG e IPV numa população de gestantes. Os dados foram analisados mediante estatística descritiva e inferencial através do teste Qui-quadrado de Pearson ou Teste exato de Fisher a um nível de significância de 5%. Resultados: A amostra incluiu 159 gestantes, a maioria estava na segunda década de vida; possuía segundo grau completo, eram donas de casa, e estava no terceiro trimestre de gestação. A maioria escovava os dentes três vezes ao dia, não usava fio dental nem antisséptico bucal e relatou ter realizado consulta odontológica havia 1 a 2 anos. A maioria das gestantes acreditava que a gestação gera problemas na cavidade bucal, nunca havia recebido orientação de profissionais sobre a importância da saúde bucal durante a gestação, acreditavam que desordens na cavidade oral podem gerar problemas na gestação, não possuía conhecimento sobre alterações bucais mais frequentes durante a gravidez e não acreditava que é normal a ocorrência de inflamação gengival durante a gravidez. Houve associação estatisticamente significativa entre maior grau de inflamação gengival, autopercepção de saúde gengival inadequada (p = 0,038), alto índice de placa (p < 0,001) e alto índice de sangramento gengival (p < 0,001). Conclusão: A amostra avaliada exibiu deficientes hábitos e atitude em saúde bucal, pouco conhecimento da relação entre a ocorrência de doenças periodontais e complicações na gestação, no entanto a autopercepção em saúde periodontal refletiu as condições clínicas dos tecidos periodontais da maioria das gestantes avaliadas. Os resultados destacam a importância da inserção e atuação efetiva de profissionais da odontologia nas equipes multiprofissionais de acompanhamento pré-natal.
Descrição: HENRIQUES, Danielly Porto Pereira. Autopercepção e condições de saúde periodontal em uma população de gestantes. 2019. 32 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22543
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Danielly Porto Pereira Henriques.pdf673.24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.