Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22550
Título: O embelezamento feminino e o uso da maquiagem: anúncios da revista Fon Fon do ano de 1940
Autor(es): Santos, Juliana Silva
Palavras-chave: Maquiagem
Beleza
Revista Fon Fon
Publicidade
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: O presente artigo aborda uma breve história da maquiagem, com o intuito de analisar o processo de transformação do uso da mesma, e de como os produtos de beleza eram vistos pelos olhos da sociedade de cada época, para assim compreender as publicidades e anúncios da revista Fon-fon do ano de 1940. Consequentemente fazer uma breve análise sobre a revista pesquisada, para poder averiguar o impacto que os textos publicitários, e as imagens provocavam no seu público alvo, as mulheres. Nesse sentido, a produção publicitária influenciava o aumento do consumo dos produtos anunciados na revista, criando e recriando hábitos e comportamentos entre as mulheres que por sua vez influenciavam a família. De acordo com os diferentes momentos histórico, observa-se confronto entre as opiniões sobre o que usar e quanto usar de maquiagem, uma vez que, ora apareciam críticas aos excessos de maquiagem ao mesmo tempo que os anúncios influenciavam seu consumo. Desta forma, trabalhar com revista como fonte de pesquisa histórica é importante e se faz necessário para a construção de novas perspectivas sobre as vivências e os modos de vida das pessoas no passado. A fonte de pesquisa para a construção desse trabalho foi a Revista Fon-fon de 1940 e os referenciais teóricos foram Araújo (2008), Del Priore (2014), Sant’Anna (2014), Vigarello (2006) Lobo (2015) entre outros.
Descrição: SANTOS, J. S. O embelezamento feminino e o uso da maquiagem : anúncios da revista Fon Fon no ano de 1940. 2020. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22550
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juliana Silva SantosPDF - Juliana Silva Santos1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito88.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.