Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22551
Título: Música e literatura: sons e letras na instrumentalização da prática pedagógica
Autor(es): Silva, Elizete Araújo da
Palavras-chave: Música
Literatura
Prática pedagógica
Ensino de artes
Data do documento: 23-Nov-2020
Resumo: A música e a literatura são elementos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e deve fazer parte do currículo escolar, a partir da Educação Infantil. É por meio deste contato que se abre um leque de conhecimentos, permitindo a criança dialogar com essas duas linguagens, favorecendo o seu contato com o universo cultural. E aquilo que era desconhecido passa a fazer parte de seu repertório de sons e letras no dia a dia e em seu cotidiano escolar. Esta pesquisa trata de um estudo sobre a música e a literatura, buscando compreender se ambas podem ser usadas como uma ferramenta didática e quais seus resultados. O objetivo da pesquisa, de forma geral, foi compreender a importância da música e da literatura no desenvolvimento cognitivo das crianças; especificamente, procurou-se refletir sobre a música na formação integral do sujeito, discutir a influência da música e literatura na aprendizagem das crianças e analisar as estratégias metodológicas e práticas no trabalho com a música e a literatura em sala de aula. A metodologia da pesquisa foi de cunho qualitativo, pesquisa de campo e pesquisa interventiva, com elaboração de proposta de trabalho, aplicada pela pesquisadora em uma turma de segundo ano do Ensino Fundamental de uma escola estadual, localizada na zona Rural de Mulungu-PB. Os dados foram analisados, levando em consideração o diálogo teórico e metodológico entre os principais autores que fundamentam o trabalho: Penna (2014); Mateiro e Ilari (2013); Alencar (2013); Deckert (2012); Amarilha (2017); Yunes (2010); Graves e Graves (1995), dentre outros. Foi feita uma reflexão, assim como uma análise preliminar de como a música e a literatura fazem a diferença e interferem na vida das crianças, de forma relevante na aprendizagem destas. Foi possível perceber a ausência desses elementos (música e literatura) na escola e que as aulas de artes ainda são pautadas, apenas, em pinturas e desenhos. Compreendeu-se, portanto, que a música e a literatura, devem ser utilizadas em sala de aula, por serem ferramentas didáticas importantes e que contribuem para o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, intelectuais e sociais do desenvolvimento humano.
Descrição: SILVA, E. A. da. Música e literatura: sons e letras na instrumentalização da prática pedagógica. 2020. 74f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22551
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Elizete Araújo da SilvaPDF - Elizete Araújo da Silva2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito656.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.