Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22552
Título: Cursos de formação em preservação e conservação de acervos em papel no Brasil
Autor(es): Marinho, Mariana Freitas
Palavras-chave: Cursos de formação profissional
Restauração
Preservação de acervos
Conservação de acervos
Arquivologia
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: Este estudo abordou os cursos brasileiros de preservação, conservação e restauração em papel, em nível de formação profissional, desligados das instituições acadêmicas. Refletiu sobre o panorama que envolve a formação dos profissionais preservadores, conservadores e restauradores. Objetivou descrever sobre os cursos de preservação, conservação e restauro em papel, no espaço geográfico brasileiro; mapear os citados cursos por meio de busca simples pela web e delinear as técnicas, os conteúdos e as estruturas curriculares desses cursos. Para tanto, a investigação se caracterizou por natureza qualitativa, de análise simples, bibliográfica, documental, descritiva e exploratória. Concluiu com a construção de um panorama organizacional dos cursos de formação profissional de preservadores, conservadores e restauradores extracurriculares, ligados às instituições públicas ou sem fins lucrativos.
Descrição: MARINHO, M. F. Cursos de formação em preservação e conservação de acervos em papel no Brasil. 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22552
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mariana Freitas Marinho.pdfTCC Mariana Freitas PDF602.02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de deposito PDF.pdfTermo de deposito PDF277 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.