Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22553
Título: A beleza feminina no início do século XX através das publicidades da revista A Cigarra entre 1914 - 1924
Autor(es): Galdino, Maria José de Lima
Palavras-chave: Beleza
Saúde
Higiene
Corpo
Data do documento: 2-Dez-2020
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir sobre a construção da beleza feminina no início do século XX, trazendo como referência peças publicitárias da revista A Cigarra entre os anos de 1914 e 1924, considerando a influência do pensamento médico-higienista na divulgação e elaboração desse novo ideal de beleza pautada como uma questão de saúde e de higiene, levando também em consideração os discursos da modernidade do início do período republicano no Brasil. O pensamento médico foi significativo no que tange as práticas da elaboração da beleza durante o início do século XX, atuando de certa forma na construção do progresso, de novos hábitos e nas práticas de “civilidade”. A beleza feminina em discussão se definiu consideravelmente a partir dos discursos higiênicos e das ideias de modernização, a industrialização e as publicidades foram significativas na divulgação desse modelo higiênico e moderno da beleza, assim como também os discursos propagandísticos, revelando a importância da beleza feminina na sociedade como símbolo de saúde, higiene e modernidade.
Descrição: GALDINO, M. J. de L.. A beleza feminina no início do século XX através das publicidades da revista A Cigarra entre 1914 - 1924. 2020. 34f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22553
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria José de Lima GaldinoPDF - Maria José de Lima Galdino1.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito86.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.