Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22556
Título: | Valores na educação infantil: o que pensam os (as) professores (as) a respeito do ensino de valores éticos e morais em sala de aula? |
Autor(es): | Santos, Anaily da Silva |
Palavras-chave: | Educação infantil Valores éticos Valores morais Docente Sala de aula |
Data do documento: | 12-Mar-2020 |
Resumo: | O presente trabalho tem por objetivo analisar a prática pedagógica dos professores frente ao trabalho com valores para o desenvolvimento integral da criança na Educação Infantil , consiste na síntese de uma pesquisa realizada em duas escolas públicas municipais, abordando a importância de valores éticos e morais na educação infantil a fim de responder as seguintes questões: Qual é a visão que os professores tem sobre ética tanto no espaço escolar quanto na Educação Infantil, se é importante trabalhar valores éticos e morais segundo suas experiências profissionais, se costumam abordar a temática em sala e de que forma trabalham , Em algum momento desenvolve atividades interdisciplinares a partir dessa temática, quais os recursos que costumam utilizar, qual seria as dificuldades enfrentadas relacionada ao ensino de valores e o que os educadores percebem nas crianças quando trabalham valores. Para alcançar tal objetivo, desenvolveram-se pesquisas bibliográficas envolvendo artigos científicos, discutindo as ideias de autores como Chauí (1978) envolvendo teorias filosóficas, Fagundes (2001), mostrando que a educação estar comprometida com valores éticos, Cortela (2010), apresentando a ética como conjunto de princípios e valores que norteiam a nossa conduta de vida em sociedade, trazendo alguns teóricos como Pizzimenti (2013) destacando que é impossível viver numa sociedade completamente destituída de valores, Zabalza (2000) vem tratando sobre a ação do professor na educação de valores, Freire (1996), Aranha (2006), Dewey (1980),Severino (2007), Marconi e lakatos (2003), Minayo (2011), Souza(2007), cury (2003), Parolim (2003) e La Taille (1998), os dados foram coletados através do instrumento utilizado para a pesquisa, uma entrevista, com oito perguntas abertas, que foram preenchidas pelos profissionais da educação infantil onde a análise de dados foi feita a partir dessas respostas, com um processo de categorização e interpretações de resultados obtidos. |
Descrição: | SANTOS, A. da S. Valores na educação infantil: o que pensam os (as) professores (as) a respeito do ensino de valores éticos e morais em sala de aula?. 2020. 28f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em pedagogia)- Universidade estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22556 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Anaily da Silva Santos | PDF - Anaily da Silva Santos | 363.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 600.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.