Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22571
Título: O silêncio do apito: mulher e futebol em Mutola, de Paulina Chiziane
Autor(es): Silva, Patrícia Batista da
Palavras-chave: Mutola (Conto)
Paulina Chiziane (Escritora moçambicana)
Mulher no futebol
Mulher e Patriarcalismo
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: Este trabalho é uma reflexão acerca da relação mulher e futebol a partir da literatura. Para tanto, tomamos como corpus o conto "Mutola", escrito por Paulina Chiziane, importante voz feminina da literatura moçambicana, e publicado no livro ―As Andorinhas‖ (2009). A mulher no futebol é uma temática pouco trabalhada em diferentes áreas, como na academia e na literatura brasileira, o que nos leva a perceber que existe uma situação delicada que merece atenção, principalmente por se tratar de uma escritora tão dedicada, que vive em Moçambique, país bastante conservador e machista. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é descrever como a autora Paulina Chiziane apresenta a condição da mulher no futebol em Moçambique em seu conto Mutola. Para subsidiar a nossa análise, pautamo-nos nos estudos de Knijnik (2006), Alabarces (2003), Goellner (2005), Freitas (2012) e Ramalho (2001). A conclusão deste estudo, observou-se que em Moçambique a repressão feminina é uma das marcas históricas do país, onde a mulher é submissa aos homens e devem ficar nesta situação, servindo a família, ao patriarcado, e também não poderia jogar futebol e se posicionar (até mesmo tomar para si) um espaço exclusivo dos homens, até que mulheres de coragem, como a personagem Mutola e a escritora Chiziane sejam protagonistas de suas próprias vidas.
Descrição: SILVA, P. B. O silêncio do apito: mulher e futebol em Mutola, de Paulina Chiziane. 2019. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2019. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22571
Aparece nas coleções:74 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Patrícia Batista da Silva.pdfPDF - Patrícia Batista da Silva544.44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito1.31 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.