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dc.contributor.authorFarias, Thaise Barbosa do Rêgo-
dc.date.accessioned2020-12-04T19:38:20Z-
dc.date.available2020-12-04T19:38:20Z-
dc.date.issued2020-11-19-
dc.identifier.otherCDD 379.2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22574-
dc.descriptionFARIAS, Thaise Barbosa do Rêgo. A Interferência da Liberdade Educacional no Índice de Qualidade da Educação dos Países. 2020.32f.Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.pt_BR
dc.description.abstractO estudo objetiva analisar o nível de interferência da variável da liberdade educacional na qualidade educacional dos países. Para tanto, fez-se uma abordagem histórica acerca do surgimento do modelo de educação escolar obrigatória pelo mundo e a forma como esse modelo foi tratado por autores que examinam o tema. Em um plano mais específico, se evidenciou como a educação escolar obrigatória foi adotada na realidade brasileira, dando enfoque aos métodos construtivista e socioconstrutivista, baseados em uma educação para as massas, voltada para o coletivo e controlada pelo estado. Neste ínterim a educação domiciliar foi apresentada como um ponto de evidência de liberdade educacional, ao passo em que a pesquisa discutiu as questões jurídicas e práticas relativas à sua regulamentação no Brasil. Além da pesquisa bibliográfica, há uma pesquisa quantitativa, efetuada a partir do índice de educação dos países (PNUD) e o índice de liberdade de educação dos países (OIDEL). Conclui-se a partir da pesquisa bibliográfica que a liberdade educacional é um importante ponto a ser observado para melhorar a qualidade da educação. Já o tratamento dos dados relativos à variável dependente, qual seja, a qualidade da educação e o índice de liberdade de educação dos países, que se trata da variável independente, revela um nível considerável de correlação entre a liberdade educacional e a qualidade de educação. Demonstrou-se, estatisticamente, que a qualidade de educação dos países é influenciada pelo seu índice de liberdade educacional, de modo que, de acordo com o modelo estatístico proposto, quanto maior é o nível de liberdade educacional dos países, melhor tende a ser o seu desempenho no índice de qualidade educacional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof.Me. Jimmy Matias Nunespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiberdade educacionalpt_BR
dc.subjectQualidade educacionalpt_BR
dc.subjectEducação domiciliarpt_BR
dc.subjectPolíticas públicaspt_BR
dc.titleA interferência da liberdade educacional no índice de qualidade da educação dos paísespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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