Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22579
Título: Avaliação do perfil das mortes violentas atendidas no Numol regional de Guarabira/PB
Autor(es): Duarte, Flávio Lopes
Palavras-chave: Violência
Mortalidade
Causas Externas
Odontologia
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: A violência é um dos maiores problemas de toda a história da sociedade. Desde as épocas mais antigas já ocorria uma grande inquietação do homem em compreender sua essência, natureza, origens e meios, no intuito de preveni-la, reduzi-la, e desta maneira até extingui-la do seio da humanidade. Na década de 1980 a violência transformou o perfil de mortalidade no Brasil, antes deste período a violência ocupava a quarta posição como causa de morte, mas a partir desta década passou a ocupar a segunda posição, ficando atrás somente das doenças cardiovasculares. O presente trabalho tem por objetivo analisar o perfil das mortes violentas na regional de Guarabira-PB no período de 2008 a 2018. Este estudo é caracterizado como um estudo quantitativo e descritivo, com desenho do tipo transversal. A população de interesse para o estudo consiste dos laudos cadavéricos, vítimas de mortes violentas, encaminhados para o NUMOL (Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de Guarabira), que atende 40 cidades, situado na cidade de Guarabira-PB, no período de 2008 a 2018. A coleta de dados foi realiza pelos pesquisadores, utilizando como instrumento um formulário padronizado baseado nos elementos sugeridos pela literatura da área. Guarabira foi a cidade que mais se destacou em números de casos. Outros municípios que apresentaram números elevados foram: Bananeiras, Solânea e Araruna. O perfil de pessoas mais atingidas por morte violenta são homens dos 19 aos 44 anos, agricultores, com pouca idade e nenhuma escolaridade. A zona rural foi o local de maior ocorrência. O instrumento que mais causou mortes foi arma de fogo, seguida por acidente de trânsito, asfixias e arma branca. A maior parte das mortes em acidentes automobilísticos foram causadas por motocicletas. As mortes por asfixia ocorreram principalmente por afogamentos aparecendo na sequência os enforcamentos. A maior parte dos corpos apresentaram lesões no segmento bucomaxilofacial. Quanto ao número de lesões dessa região, grande parcela dos indivíduos apresentaram cinco ou mais lesões. As localidades anatômicas mais acometidas foram região frontal seguida da nasal, orbitária e palpebral ou superciliar. Em relação ao tipo de lesão a escoriação apareceu na maior parte das ocorrências, na sequência também se destacaram as equimose, ferida contusas e fraturas. Faz se indispensável a criação de medidas governamentais que possam mitigar a violência e por consequência o número de mortes.
Descrição: DUARTE, Flávio Lopes. Avaliação do perfil das mortes violentas atendidas no Numol regional de Guarabira/PB. 2019. 40 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22579
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Flávio Lopes Duarte.pdf921.46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.