Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22580
Título: Análise clínico-patológica de mucoceles em uma população brasileira.
Autor(es): Maia, Breno Macedo
Palavras-chave: Mucocele
Glândulas Salivares
Patologia
Data do documento: 4-Dez-2019
Resumo: I ntrodução : As mucoceles são lesões comuns da mucosa oral e as mais frequentes das glândulas salivares menores. Carac teriz am se como alterações não infecciosa s d e origem traumática. Constata m se ocorrências em larga faixa etária, que compreende entre 1 a 70 a nos de idade, acomete principalmente crianças e adolescentes. A maior parte dos estudos não apresenta significativas di ferenças entre sexos. Objetivo : caracte r izar o perfil clínico patológico de uma a mostra de mucoceles numa população brasileir a Mét odos Estudo transversal de caráter descritivo , que anali sou casos de mucoceles diagnosticados histopatologicamente como f e n ô meno de extravasamento (FEM) e fenômen o de retenção de muco ( FRM pelo ser viço de anatomia patológica de um centro de referência em pa to logi a oral do Estado da Paraíba , considerando se dados sociodemográficos , variáveis clí nicas e histomorfológicas da s le s õe s . O programa estatístico SPSS 2 3 .0 for Win dows foi utilizado para a aná lise descritiva dos dados. Resultados: a amostra foi de 178 ca sos a maioria ocorreu n o sexo feminino ( 51,2%), em pacientes com idades entre 1 a 83 anos e predominância na segunda d écada de vida , a l o calização mais frequ ente foi o l ábio inferi or com lesões de aspec to n odular , assintomátic a s, consistência pr edomina nte ment e mole, normocorad os H istopatologicamente predomina ram os FEM (n = 159; 89,3%), predominante mente na profundidade d a mucosa (n = 92; 51,7%), não associa d o s a sialolitíase (n = 174; 97,8%), com presença de s ialectasia ductal (n = 109; 61,2%). Poucos ca sos e xibiram metaplasia ductal , porém, foram registradas principalmente metaplasi a escamosa , atrofia acinar e fibrose te cidual . Conclusões: o perfil clínico patológico da amostra avaliada foi semelhante ao relatad o na literatura , co m de staque para ocorr ênc ia e m pacientes jovens. A ocorr ência de achados histopatológicos raros não foi constatada na maioria da amostra avaliada.
Descrição: MAIA, Breno Macedo. Análise clínico-patológica de mucoceles em uma população brasileira. 2019. 21 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22580
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Breno macedo Maia.pdf926.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.