Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22581
Título: Efetividade da laserterapia e terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento da osteorradionecrose dos maxilares: uma revisão sistemática
Autor(es): Pereira, Nilson Emmanuel Gomes
Palavras-chave: LLLT
Osteorradionecrose
Revisão Sistemática
Data do documento: 13-Nov-2019
Resumo: Objetivo: Avaliar as evidências científicas sobre a efetividade da laserterapia e terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento da osteorradionecrose dos maxilares. Metodologia: Foi realizada uma busca por ensaios clínicos randomizados e relatos de casos clínicos nas bases de dados eletrônicas: PubMed/MEDLINE, Web of Science, Scopus, Cochrane Library, SciELO, LILACS. O banco de dados OpenGrey foi usado para capturar a ''literatura cinzenta'', impedindo vieses de seleção e publicação. O risco de viés nos estudos elegíveis foi avaliado com as ferramentas de Avaliação Crítica do Instituto Joanna Briggs para uso em revisões sistemáticas. Resultados: Foram encontrados 214 artigos, dos quais apenas 2 artigos preencheram os critérios de inclusão e foram submetidos a análise detalhada. O laser, quando abordado no manejo cirúrgico, apresentou resultado satisfatório na utilização do laser Er:YAG que apesar de não ter efeito biomodulador, apresenta efeito antimicrobiano no desbridamento da lesão. A laserterapia de baixa intensidade e terapia fotodinâmica antimicrobiana apresentaram eficácia, promovendo melhora de 100% dos casos clínicos, sendo que em 80% deles a mucosa foi totalmente revestida e 20% não houve cicatrização total da mucosa, porém, com melhora do quadro clínico. Conclusão: Apesar das evidências científicas encontradas serem de pequeno número, observamos que o uso do laser apresenta-se como uma ferramenta de grande valia para os casos de osteorradionecrose dos maxilares, podendo atuar tanto na conduta cirúrgica quanto na terapêutica. Estudos adicionais ainda são necessários fortalecer as evidências científicas.
Descrição: PEREIRA, Nilson Emmanuel Gomes. Efetividade da laserterapia e terapia fotodinâmica antimicrobiana no tratamento da osteorradionecrose dos maxilares: uma revisão sistemática. 2019. 16 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22581
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Nilson Emmanuel Gomes Pereira.pdf648.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.