Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22582
Título: Amamentação e sua associação na formação das oclusopatias na infância
Autor(es): Silva, Fernanda Araújo da
Palavras-chave: Amamentação
Sucção
Má oclusão
Data do documento: 18-Nov-2019
Resumo: A amamentação promove inúmeros benefícios para o bebê desde o ponto de vista nutricional, o psicológico e também o esquelético. Durante os primeiros meses de vida a criança apresenta necessidade de sucção que quando não saciada com a amamentação exclusiva pode ser a porta de entrada para formação de hábitos de sucção não nutritivos, que, se não forem interrompidos em um período adequad,o podem ocasionar oclusopatias na dentição decídua e permanente. O objetivo desse estudo foi analisar a importância da amamentação, bem como sua associação com o surgimento de hábitos bucais deletérios e a formação de oclusopatias na infância. A pesquisa bibliográfica foi realizada nas bases de dados eletrônicos: Pubmed, Scielo e BVS, no período de 2009 a 2019. Foram consultados 124 artigos e 19 foram selecionados a partir de uma filtragem realizada utilizando os descritores Breast-feeding; Malocclusion e Sucking, bem como seus correspondentes em português. Após analise da bibliografia encontrada, verificou-se a relação do período de amamentação com o surgimento de hábitos de sucção não nutritivos que podem promover, de acordo com a sua frequência e intensidade, oclusopatias na dentição permanente. Portanto é fundamental o conhecimento do cirurgião dentista sobre as consequências desses hábitos de sucção não nutritivos para poder diagnosticar e reduzir o desenvolvimento da má oclusão
Descrição: SILVA, Fernanda Araújo da. Amamentação e sua associação na formação das oclusopatias na infância. 2019. 23. p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22582
Aparece nas coleções:66 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Fernanda Araújo da Silva.pdf376.12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.