Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22586
Título: Cooperação bilateral China - Cazaquistão para promoção da segurança energética e infraestrutura no setor nuclear (2006 - 2019)
Autor(es): Bezerra, Maria Eduarda Peres
Palavras-chave: Cooperação internacional
Segurança energética
Setor nuclear
Data do documento: 22-Out-2020
Resumo: Diante da preocupação global em relação ao aumento do consumo de energia e a alta emissão de gases do efeito estufa (GEE), países se mobilizam bilateralmente e multilateralmente para a adoção de políticas energéticas que visam a substituição de fontes energéticas poluentes a partir da ampliação de matrizes de energia limpa. Este artigo, tem como objetivo analisar os interesses pelos quais a China promoveu uma cooperação com o Cazaquistão na infraestrutura do setor energético nuclear. A China e o Cazaquistão têm adotado políticas públicas para uma segurança energética cada vez mais eficiente e menos poluente, tendo a cooperação como um mecanismo de alcançar objetivos comuns nessas políticas. A cooperação é interligada à iniciativa One Belt, One Road (OBOR), institucionalizada em 2013, no primeiro ano do mandato de Xi Jinping, momento no qual as relações da China foram intensificadas com os países da Ásia Central. Trata-se de uma cooperação estratégica, devido ao protagonismo global cazaque na extração de urânio natural e produção de combustível nuclear, enquanto a China necessita de urânio enriquecido para operação dos reatores de suas usinas nucleares. Para atingir os objetivos propostos, foi abordada a discussão da iniciativa do OBOR, a investigação dos planos energéticos da China e do Cazaquistão separadamente, e a assinatura dos acordos da cooperação abordada. Concluiu-se, com base nas fontes utilizadas, que a cooperação busca o aprimoramento na infraestrutura e redução de custos nesse processo, com o objetivo de promoverem segurança energética e a redução das emissões de GEE, a partir da ampliação de matrizes de energia limpa, neste caso a nuclear. A cooperação é movida pelo investimento estrangeiro direto (IED), e formação de joint ventures em ambos os países.
Descrição: BEZERRA, M. E. P. Cooperação bilateral China - Cazaquistão para promoção da segurança energética e infraestrutura no setor nuclear (2006-2019). 2020. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22586
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Eduarda Peres Bezerra.pdf942.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depositorio TCC(1).pdf332.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.