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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22587
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Araújo, Neriane da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-06T13:09:59Z | - |
dc.date.available | 2020-12-06T13:09:59Z | - |
dc.date.issued | 2020-10-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22587 | - |
dc.description | ARAÚJO, N. da S. A educação integral no Programa Novo Mais Educação: estratégias e desafios na Escola Senador Humberto Lucena, em Dona Inês-PB. 2020. 45f. Trabalho de Conclusão de curso (Especialização em Educação e Politicas Publicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Novo Mais Educação configura-se como uma estratégia do governo Federal para ampliar a jornada escolar do ensino fundamental das escolas. Este trabalho tem o objetivo geral refletir sobre a Educação Integral no âmbito do Programa Novo Mais Educação (PNME) na Escola Senador Humberto Lucena, de nível fundamental II. Como objetivos específicos foram adotados: a) apresentar uma breve trajetória histórica do Programa Novo Mais Educação; b) compreender e analisar as estratégias e os desafios da ampliação da jornada escolar abordando o Programa Novo Mais Educação; c) problematizar as dificuldades de uma Educação Integral no nosso contexto político, social, econômico e cultural atualmente, discutindo as dificuldades a partir da realidade e experiência de uma escola da rede Municipal de ensino; d) analisar quais estratégias utilizadas para o desenvolvimento do programa, apontando os pontos positivos e negativos da Educação Integral; e) refletir acerca das contribuições deste Programa; e) compreender quais foram os resultados obtidos com a ampliação da jornada escolar. Para a elaboração deste trabalho foi feito um levantamento bibliográfico para referencial teórico e embasamento do texto e uma pesquisa de campo, com abordagem qualitativa, a partir da aplicação de um questionário, para um estudo de caso da escola com os atores (uma coordenadora municipal, um coordenador facilitador e uma gestora) que participaram do programa Novo Mais Educação (PNME) na instituição de ensino no período de 2017-2018. Para fundamentação teórica foram consultados autores tais como: Moacir Gadotti, Jaqueline Moll, Celi Scallon, Orlandil Moreira, Teresa Cristina Faria, dentre outros, e alguns documentos legais, entre eles o Caderno de Orientações do Programa Novo Mais Educação e do Mais Educação, além de portarias e resoluções que autorizam a execução dos Programas. Como resultado, esta pesquisa apresenta o contexto da Educação Integral proposta no programa, bem como o impacto dessa modalidade de ensino na realidade da referida localizada em Dona Inês, destacando sua organização, desenvolvimento, progresso e retrocesso na qualidade do ensino-aprendizagem e no desenvolvimento social dos alunos. A pesquisa constatou que a Educação Integral proposta neste Programa contribuiu para o processo de ensino aprendizagem no Município, sobretudo, na formação cidadã, e possibilitou a reflexão sobre a realidade do PNME, contextualizando a prática educativa, propondo assim novos debates para a formulação de novas alternativas educacionais no âmbito da educação em tempo integral. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Debóra Regina Fernandes Benício | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educaçao integral | pt_BR |
dc.subject | Novo Mais Educação | pt_BR |
dc.subject | Politicas públicas | pt_BR |
dc.title | A educação integral no Programa Novo Mais Educação: estratégias e desafios na Escola Senador Humberto Lucena em Dona Inês-PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EPP - Monografias |
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