Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22591
Título: Religiosidade, bruxaria e feminino: representações imagéticas de concepções históricas sobre bruxaria presentes no filme "A Bruxa" (2016)
Autor(es): Barboza, Luis Eduardo Pereira
Palavras-chave: Bruxaria
Feminino
Cinema de horror
Data do documento: 27-Nov-2020
Resumo: Nesse artigo analisaremos o filme “A Bruxa” (2016) sob a perspectiva da análise crítica, buscando compreender os elementos narrativos e as representações imagéticas trazidas pelo diretor sobre a visão histórica da bruxa e as suas permanências dentro do imaginário popular. Também discutiremos como os arquétipos clássicos do cinema de horror são trabalhados dentro do filme, mais especificamente a ideia de feminino monstruoso. Para isso, discorreremos sobre as origens da figura da mulher bruxa, no que concerne sua relação com a feitiçaria e o paganismo, percepções sociais sobre as mulheres e representações imagéticas que se tornaram parte fundamental do imaginário popular sobre bruxaria, e sobre o processo de demonização das mulheres, através da associação das mesmas com as heresias e com cultos diabólicos, como o sabá.
Descrição: BARBOZA, L. E. P. Religiosidade, bruxaria e feminino: representações imagéticas de concepções históricas sobre bruxaria presentes no filme "A Bruxa" (2016). 2020. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22591
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luis Eduardo Pereira BarbozaPDF - Luis Eduardo Pereira Barboza788.86 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito413.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.