Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22595
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorLima, Joseane Arruda de-
dc.date.accessioned2020-12-07T11:49:38Z-
dc.date.available2020-12-07T11:49:38Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.otherCDD 398.5-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22595-
dc.descriptionLIMA, J. A. de. A literatura de cordel no ensino fundamental: uma proposta para a sala de aula. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2020.pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa propõe apresentar algumas considerações sobre a literatura de cordel, no ensino fundamental, discutindo acerca da sua importância na sala de aula, visto que a poesia é um dos gêneros mais antigos da literatura, e se revela nas mais variadas formas de manifestações, no pensamento, na música, na dança, de forma oral ou escrita. Objetivamos propor uma reflexão acerca da inclusão da literatura de cordel na sala de aula, bem como elaborar uma proposta de leitura do referido gênero, com base na sequência básica, proposta de letramento literário desenvolvida por Rildo Cosson, buscando verificar as contribuições que a inserção desse tipo de literatura pode trazer para os estudantes. O estudo foi realizado com base em uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, a partir das concepções de: Cosson (2009), Koch & Elias (2008), Lajolo (1999), Pinheiro & Lúcio (2001), Pinheiro (2007), dentre outros que contribuíram no percurso interpretativo. Dessa forma, discutimos acerca de como a inserção da literatura de cordel pode contribuir para a formação cultural dos alunos, reforçando a importância da cultura nordestina; e também por tornar a aula mais atrativa e interativa, por meio da ludicidade, fantasia e musicalidade dos versos. Foi possível inferir que o desenvolvimento da proposta de leitura, com a literatura de cordel, é de suma importância para o desenvolvimento da oralidade, curiosidade, criatividade, o gosto pela leitura e o pensamento crítico dos estudantes.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Profa. Ma. Ana Paula Lima Carneiropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLiteratura de cordelpt_BR
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectCultura nordestinapt_BR
dc.titleA literatura de cordel no ensino fundamental : uma proposta para a sala de aulapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Joseane Arruda de Lima-pdf.pdf452.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF-Termo de depósito-pdf.pdf605.06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.