Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22603
Título: Diplomacia midiática: o uso da mídia como ferramenta de política externa no Governo Lula
Autor(es): Fabricio, Rayssa Macena
Palavras-chave: Mídia
Governo Lula
Diplomacia midiática
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: A diplomacia midiática foi adotada no governo Lula a partir do objetivo de projetar a imagem do Brasil no exterior como ator relevante no cenário internacional. Assim, o trabalho tem como guia a pergunta-problema: Como se deu a aplicação da diplomacia midiática no governo Lula? Tendo em vista que a mídia é um ator relevante nas relações internacionais, com capacidade de influenciar sobre os assuntos de Estados em política externa bem como na agenda internacional e na disputa pelo poder, sendo então um agente de soft power nas relações internacionais o governo Lula usa a mídia como uma ferramenta de política externa e construção de uma imagem positiva e relevante do Brasil no exterior. A partir de um caráter exploratório com metodologia qualitativa, o trabalho tem como objetivo geral analisar o uso da diplomacia midiática no governo do ex-presidente Lula no período de seus dois mandatos seguidos, entre 2003 e 2010; e como objetivos específicos: (i) apresentar a importância da mídia como ator relevante nas Relações Internacionais, (ii) explicar o conceito de diplomacia midiática, (iii) analisar a importância que foi dada a mídia como ferramenta de política externa e projeção internacional no governo Lula, (iv) examinar como as políticas e ações adotadas no governo Lula, se encaixam na classificação de diplomacia midiática. Logo no início de seu primeiro mandato, Lula adota medidas afim de alcançar seu objetivo, e dentre elas estão a reformulação interna de dois importantes órgãos ligados a mídia e a área internacional que são o Itamaraty e a Secom/ PR, e o mais importante, adota uma série de ações que se encaixam no conceito e na classificação de diplomacia midiática construídos por Eytan Gilboa (2001), que são bem sucedidas e levam o Brasil a um status de Global Player, repercutindo positivamente na mídia internacional como uma potência regional.
Descrição: FABRICIO, R. M. Diplomacia midiática: o uso da mídia como ferramenta de política externa no Governo Lula. 2020. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22603
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Macena Fabricio.pdfPDF - Rayssa Macena Fabricio1.16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito do TCC - Rayssa Macena Fabricio.pdfTermo de Depósito do TCC - Rayssa Macena Fabricio403.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.