Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22607
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Jeferson Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T18:46:41Z | - |
dc.date.available | 2020-12-07T18:46:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.27 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22607 | - |
dc.description | CRUZ, J. S. da. O erro escolar discente no processo de avaliação das aprendizagens em língua portuguesa. 2020. 48 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante das atribuições do erro ao fracasso do aluno, indagada pela sociedade em sua grande amplitude, decidimos averiguar a compreensão e o tratamento dado aos erros transparecidos no decorrer do processo de avaliação das aprendizagens em Língua Portuguesa. Para tanto, definimos o seguinte objetivo geral: analisar como é concebido o erro no processo de avaliação das aprendizagens na disciplina Língua Portuguesa. O trabalho está fundamentado com base nos apontamentos de: Aquino (1997), Lopes e Silva (2011), Vygotsky (2000), Luckesi (2011), entre outros. Foi realizada uma pesquisa de campo, qualitativa, descritiva, conduzida a partir da participação de um professor de Língua Portuguesa e de nove alunos do 8º ano de uma Escola Municipal situada na cidade de Brejo do Cruz – PB. Atentando-se para as categorias de análise previamente definidas: compreensão e identificação do erro; tratamento oferecido ao erro e práticas de avaliação do erro em Língua Portuguesa, foi realizada uma análise de conteúdo, havendo a triangulação de dados a partir de dois instrumentos: uma entrevista semiestruturada, direcionada ao professor, e um grupo focal com os alunos. Percebeu-se então, que o erro é considerado sob duas concepções, uma positiva e outra negativa, a primeira, compreende o erro como um caminho que conduz a aprendizagem, e a segunda, não agrega ao erro uma importância para o processo de aprendizagem. Os resultados apontam que o erro é compreendido e tratado sob uma perspectiva da avaliação formativa, mas, ainda perdura a ideia do erro como um elemento negativo ou de fracasso frente a aprendizagem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof.ª Ma. Eianny Cecília de Abrantes Pontes e Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Avaliação | pt_BR |
dc.subject | Erro | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Língua Portuguesa | pt_BR |
dc.title | O erro escolar discente no processo de avaliação das aprendizagens em língua portuguesa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC-O ERRO ESCOLAR DISCENTE (JEFERSON-VERSÃO FINAL).pdf | PDF - Jeferson Silva da Cruz | 1.95 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo_de_Deposito TCC.pdf | Termo_de_Deposito TCC.pdf | 66.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.