Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22616
Título: Território, propriedade da terra e conflitos por água no município de Dona Inês: dos conflitos agrários a convivência com o semiárido
Autor(es): Silva, Aryan Carlos de Oliveira
Palavras-chave: Território
Convivência com o semiárido
Propriedade da terra
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: Os recursos hídricos são bens essenciais para a sobrevivência do homem. Portanto práticas de convivência com o semiárido são necessárias, entretanto, quando temos uma estrutura agrária pautada na concentração da propriedade da terra, temos conflitos iminentes tanto pelo recurso terra como pela água, sobretudo no semiárido brasileiro. Objetivo deste trabalho é analisar como estão organizados os espaços agrários e a estrutura agrária do município de Dona Inês/PB, bem com as práticas e estratégias de convivências com o semiárido. Metodologicamente, a pesquisa foi pautada no levantamento de dados primários e secundários, portanto, uma série de procedimentos foram realizadas a fim de levantar: a) Referências bibliográficas; b) Documentos/leis; c) Dados digitais/cartográficos; d) Trabalho de campo para o município de Dona Inês. Autores como, Santos (2007 e 2008); Fernandes (2013); Stedile (2011); Moreira; Targino (1997); Silva (2006) e IBGE (1995, 2006 e 2017), serviram de base para a redação do trabalho. O município conta com um número considerável de pequenas propriedades, sobretudo de 10 a menos de 50 hectares, o que pode refletir uma desconcentração da propriedade da terra. Várias tecnologias sociais hídricas foram construídas e implantadas no município, por particulares e programas de políticas públicas, como o P1MC, P1+2.
Descrição: SILVA, A. C. de O. Território, propriedade da terra e conflitos por água no município de Dona Inês: dos conflitos agrários a convivência com o semiárido. 2020. 63f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura Plena em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22616
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aryan Carlos de Oliveira SilvaPDF - Aryan Carlos de Oliveira Silva1.8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito346.83 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.