Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22618
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Fernanda Barbosa da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-07T23:20:10Z | - |
dc.date.available | 2020-12-07T23:20:10Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.225 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22618 | - |
dc.description | SILVA, F. B. da S. Programa de Residência Pedagógica: ressignificando os processos educativos. 2020. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva analisar a importância da vivência proporcionada pelo Programa de Residência Pedagógica (PRP) no curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB/campus I), no período de agosto a novembro de 2019, enfatizando a ressignificação dos processos educativos. O PRP foi instituído pela Portaria de nº 38, de fevereiro de 2018, pelo Ministério da Educação (MEC) com a colaboração da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com a finalidade de contribuir para a formação inicial de estudantes de licenciaturas e para o desenvolvimento da educação básica brasileira, bem como inovar os cursos de formação docente a partir da reflexão acerca das vivências e da correlação entre teoria e prática. O Programa foi efetivado no período de agosto de 2018 a janeiro de 2020. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa nos parâmetros da observação participante, organizada em três etapas: formação e preparação para imersão no ambiente escolar, com palestras, mesas temáticas, reuniões e oficinas; observação participativa, com observação do ambiente escolar (estrutura física, gestão, sujeitos, inter-relações - alunos, professores, gestores e funcionários) e da sala de aula; regência de classe, ou seja, planejamento e intervenção pedagógica. A Residência ocorreu em duas escolas, sendo uma de Campina Grande e uma de Queimadas na Paraíba, todavia priorizamos para este estudo a experiência da escola de Queimadas. Conclui-se que o programa nos proporcionou reflexões sobre teoria e prática, a notabilidade do pedagogo nos processos de ensino-aprendizagem, a importância da interdisciplinaridade e do letramento na construção de conhecimento. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Francisca Pereira Salvino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica - PRP | pt_BR |
dc.subject | Processo educativo | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Programa de Residência Pedagógica: ressignificando os processos educativos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 21 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo_de_Deposito_TCC - Fernanda Barbosa.pdf | 77.62 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
FERNANDA BARBOSA - TCC - depositório final 1.pdf | 821.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.