Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22626
Título: História da Física: contexto histórico e proposta para sala de aula.
Autor(es): Alves, Josineide Lima
Palavras-chave: História da Física
Formação Docente
Ensino da Física
Data do documento: 21-Nov-2019
Resumo: Este trabalho surgiu de uma linha de raciocínio para a concretização de ideias, visando o trabalho de conclusão de curso (TCC), onde será apresentada uma investigação teórica sobre um método que se pode fazer uso para desmistificar a Física que por muitos é caracterizada como uma disciplina muito complexa. Esta visão está relacionada pela presença de cálculos na disciplina de Física. A problemática sobre métodos no ensino de Física durante o ensino médio está presente na maioria das salas de aulas, pois observam-se algumas dificuldades em como a disciplina de Física é ensinada, priorizando-se abordagens quantitativas, com foco em exames vestibulares. A disciplina de Física é uma componente curricular que traz em seu contexto um raciocínio e um processo interpretativo, cabe ao professor mediar o ensino e a aprendizagem, instigando o aluno à reflexão, a criatividade para que ele torne-se sujeito proativo do seu conhecimento. Com o intuito de desmistificar a imagem que a disciplina de Física só se aprende a partir dos cálculos e fórmulas memorizadas, em que os alunos muitas vezes acreditam ser o único caminho do processo do conhecimento, enfatiza-se neste texto o uso da história da Física vinculada com a dramatização teatral, com objetivo lúdico de se contextualizar e ensinar a disciplina de Física. Foi realizada uma pesquisa de campo, a qual foi aplicada pelos discentes da Universidade Estadual da Paraíba, no município de Patos- Pb, participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no ano de 2017. A pesquisa ocorreu na E.E.E.F.M Auzanir Lacerda, esta pesquisa teve como objetivo analisar as metodologias de ensino a partir do estudo da história da Física, destacando que o ensino e a aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Física são acessíveis para todos. O público alvo da pesquisa, contou com a participação de uma turma do 1ª ano do ensino médio, composta por trinta e dois alunos, os mesmos responderam há um questionário donde se tratava de indagações e sugestões para melhoramento do ensino da disciplina de Física, as respostas para tais questionamentos ocasionou-se em dados, que no trabalho é apresentado de maneira gráfica para algumas das questões, já em contrapartida houve respostas que decorreu de modo discursivo. Foi analisada a pesquisa a partir das informações colhidas e constatou- se que o ensino da Física nas escolas públicas ainda passa por um momento delicado, possivelmente, este fato ocorra por a desmotivação de ensinar Física, os profissionais desta área, pecam ao não saírem da sua área de conforto, e assim o ensino da Física decaem para aulas rotineiras. Em busca de melhoramento de ensino, é preciso que o professor planeje aulas mais dinâmicas e experimentais, podendo assim dá sentido para que o alunado aprenda a disciplina. Por fim, foi percebido que a maior barreira encontrada por os alunos em aprender Física, fica atribuída ao foco excessivo dos cálculos.
Descrição: ALVES, J. L. História da física: contexto histórico e proposta para sala de aula. 2019. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Universidade Estadual da Paraíba, Patos, 2019.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22626
Aparece nas coleções:85 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - JOSINEIDE LIMA ALVES.pdfPDF - Josineide Lima Alves816.54 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.