Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22629
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Francisca Rayanne Costa da-
dc.date.accessioned2020-12-08T14:12:42Z-
dc.date.available2020-12-08T14:12:42Z-
dc.date.issued2020-11-30-
dc.identifier.otherCDD 371.92-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22629-
dc.descriptionSILVA, F. R. C. da. O Processo de Escolarização dos Alunos com Síndrome de Down. 2020. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - Língua Portuguesa) - Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha , 2020.pt_BR
dc.description.abstractNo sistema regular de ensino, a inclusão de pessoas, alunos ou crianças com Síndrome de Down (SD) é um dos maiores desafios para os professores, gestores e demais alunos. Nesse contexto, uma das questões bastante debatidas atualmente é sobre a inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino, questionando-se o que é e como alcançá-la. Assim, durante a prática de seminários em sala de aula, além do contato com a educação especial e inclusiva, surgiram as seguintes indagações: Como se dá o processo de escolarização dos alunos com Síndrome de Down? Quais as limitações e possibilidades desses alunos? Diante disso, temos como objetivo geral investigar o processo de inserção, formação e inclusão dos alunos com SD, tendo por base as práticas de ensino aplicadas. Para tanto, temos como objetivos específicos conceituar SD e suas características, compreender as relações familiares, analisar o processo de escolarização dos alunos com SD, envolvendo as metodologias de ensino e o ambiente de sala de aula. Posteriormente, para complementar nossos estudos teóricos e trazer um relato da realidade de vivência na prática, produzimos um questionário semiestruturado sobre a inclusão do aluno com SD em sala de aula, destinado a uma pedagoga que atua com um aluno que tem SD no município de Catolé do Rocha-PB. Assim, o presente trabalho é fruto de uma pesquisa aplicada e bibliográfica com abordagem qualitativa, baseada principalmente nos estudos de PUESCHEL (1993), LIMA E FERRAZ (2000), MOTTA (2009), SCHWARTZMAN (2003), entre outros. A partir dessa pesquisa, foi possível analisar e compreender as metodologias e práticas de ensino voltadas para os alunos com Síndrome de Down e a construção de relações de ensino-aprendizagem, tendo como referências ás leis que regem aos portadores não só de SD, mas como também de qualquer outra síndrome, a inclusão no espaço escolar e a igualdade para todos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Thalison Breno Alves da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectSíndrome de Downpt_BR
dc.titleO Processo de Escolarização dos Alunos com Síndrome de Downpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FRANCISCA RAYANNE COSTA DA SILVA - TCC.pdfPDF - Francisca Rayanne Costa da Silva12.34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de autorização Rayane (1).pdf587.08 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.