Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22639
Título: A grande estratégia do Brasil para a África no Atlântico Sul: cooperação para segurança e defesa (2003-2013)
Autor(es): Montenegro, Letícia Almeida
Palavras-chave: Política externa entre Brasil e África
Cooperação em segurança e defesa
Atlântico Sul
Data do documento: 23-Nov-2020
Resumo: A cooperação em segurança e defesa entre Brasil e África representou um dos pilares da política externa dos governos Lula da Silva e Rousseff, trazendo frutos significativos para o Brasil e os Estados africanos banhados por este oceano, fortalecendo as capacidades destes últimos neste setor. O objetivo deste trabalho, portanto, de analisar se o Brasil possui uma Grande Estratégia voltada para a projeção sul-atlântica, utilizando a cooperação em segurança e defesa como variável de controle, seguindo uma metodologia de estudo de caso. De acordo com os resultados obtidos, o Brasil não pode ser considerado detentor de uma Grande Estratégia voltada para a cooperação em segurança e defesa do oceano sul-atlântico, em virtude das fragilidades de instituições domésticas o que, repercute na construção da imagem brasileira como um agente de influência positiva nesse entorno estratégico, dada a falta de uma espécie de guia que direcione os vetores presentes no Estado para a concretização dessas metas.
Descrição: MONTENEGRO, L. A. A grande estratégia do Brasil para a África no Atlântico Sul: cooperação para segurança e defesa (2003-2013). 2020. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22639
Aparece nas coleções:52 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Letícia Almeida Montenegro.pdfTCC - LETÍCIA ALMEIDA MONTENEGRO953.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TERMO DE DEPOSITO TCC (2).pdfTERMO DE DEPOSITO TCC (2)557.47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.