Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22645
Título: Análise do controle tecnológico do concreto em obras de pequeno porte
Autor(es): Araújo, Danielle Gouveia De
Palavras-chave: Concreto
Análise Estrutural
Construção Civil
Data do documento: 29-Nov-2018
Resumo: O concreto é o material mais utilizado na construção civil, composto pela mistura de cimento, agregados e água, sendo utilizado nos elementos estruturais de uma obra. Desta maneira, a correta dosagem desses elementos interfere diretamente nas reações químicas da mistura e na resistência e durabilidade da estrutura. Pela falta de fiscalização dos órgãos competentes, não há um devido controle dos materiais utilizados, principalmente nos pequenos municípios, logo, infringindo as normas vigentes. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os concretos produzidos em obras de pequeno porte do município de Araruna – PB. Foram visitadas obras em fase de execução e coletado amostras dos traços produzidos, para realização do ensaio de resistência à compressão e de consistência do concreto. Os resultados obtidos nos ensaios, foram comparados com os alcançados em laboratório, a partir dos traços calculados para três diferentes resistências (15, 20 e 25 MPa), determinados com a utilização do método de dosagem ABCP. Após a comparação dos resultados obtidos e análises feitas, foi ministrada uma palestra com os operários do município, a fim de conscientiza-los sobre a importância do controle tecnológico do concreto em todas as etapas de sua confecção. A resistência e abatimento médio do concreto produzido nas obras foi de 11,95 MPA e 220 mm, respectivamente, comprovando ser pobre em cimento, permeável e de baixa resistência. O traço escolhido como base foi o calculado para 20 MPa, em que foi refeito pelos operários ao final da palestra, alcançando resistência estimada de 22,72 MPA, sendo maior que o esperado.
Descrição: ARAÚJO, Danielle Gouveia De. Análise do controle tecnológico do concreto em obras de pequeno porte. 2018. 36f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22645
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Danielle Gouveia de Araújo.pdf1.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.