Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22646
Título: Delimitação da área de preservação permanente no rio do canto (Areia-PB) com uso de sistema de informação geográfica
Autor(es): Pinheiro, Arykássia Farias
Palavras-chave: Estudo Impacto Ambiental
Preservação
Meio Ambiente
Data do documento: 13-Jun-2018
Resumo: O aumento da urbanização desencadeou sérios problemas na qualidade dos recursos hídricos, na estabilidade geológica e na biodiversidade. Desastres ambientais estão cada vez mais frequentes e refletem as ações humanas. O planejamento e um adequado uso e ocupação do solo são fundamentais para um meio ambiente ecologicamente equilibrado, evitando a suscetibilidade a inundações nos entornos de cursos d’água, denominadas Áreas de Preservação Permanente (APP). Problemas como desmatamento, queimadas, assoreamento de rios, erosão do solo e inundações estão intimamente relacionados com o escoamento superficial, precipitação e infiltração do solo. Este trabalho aborda a importância dos estudos hidrológicos para a compreensão dos processos ocorridos em seu interior, a fim de delimitar a área de preservação permanente no Rio do Canto localizado no município de Areia-PB, prevenir prováveis impactos ambientais e apresentar sanções exigidas no Código Florestal. A caracterização da bacia hidrográfica é um procedimento de suma importância, porém a disponibilidade de dados é escassa e o monitoramento, quase inexistente. A pesquisa foi desenvolvida por meio de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com base em imagens de satélite Shuttle Radar Topography Mission (SRTM). Foi realizada a delimitação e classificação morfométrica da bacia, levantamento de uso e ocupação do solo, análise de série história e obtenção da vazão máxima contribuinte para o ponto no exutório. Mediante a cota máxima de cheia, foi limitada as áreas de preservação permanente com 50 metros de largura, a partir das alturas de lâmina de água máximas ao longo do rio principal. Nas APPs delimitadas, verificou-se que não há as conservações exigidas no Código Florestal. Diante dos resultados obtidos, ressalta-se a importância da delimitação de áreas de preservação permanente, enfatizando a atenção que elas necessitam por parte dos poderes públicos, visando a sua proteção, manutenção e recuperação.
Descrição: PINHEIRO, Arykássia Farias. Delimitação da área de preservação permanente no rio do canto (Areia-PB) com uso de sistema de informação geográfica. 2018. 83f. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia Civil)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2018.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22646
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF- Arykássia Farias Pinheiro.pdf3.22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.