Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22647
Título: Análise para a implantação de um comitê de bacia hidrográfica: o caso da bacia hidrográfica do Rio Curimataú
Autor(es): Santos, Lídja Rosa Silva
Palavras-chave: Crise hídrica
Gestão participativa
Órgão colegiado
Data do documento: 26-Nov-2020
Resumo: A criação dos Comitês de Bacia Hidrográfica (CBH) são imprescindíveis para a gestão de recursos de forma descentralizada, na qual, a diversidade de opiniões dentre seus componentes, possibilita um leque de alternativas na busca pela melhor solução dos problemas relacionados a escassez e preservação hídrica, além da distribuição desigual da água. Diante disso, partindo de uma metodologia dotada de pesquisas exploratórias e quantitativas, por meio de investigações bibliográficas e documentais, tornou-se possível a análise e exposição de todo o processo de implantação do CBH na bacia do rio Curimataú, assim como, a sugestão de seus possíveis membros potenciais e da sua estruturação interna. Logo, os resultados mostram que a instalação desse comitê visa à proteção de interesses distintos e direitos dos usuários de água, em que, a sua gestão participativa irá inibir as situações de crise hídrica, já que, possui um bom alicerce baseado em aspectos sociais, jurídicos e privados. Ademais, esta monografia traz contribuições relevantes para nortear ou auxiliar outros estudos relacionados à gestão hídrica e implementações de CBH’s em outras regiões brasileiras.
Descrição: SANTOS, Lídja Rosa Silva. Análise para a implantação de um comitê de bacia hidrográfica: o caso da bacia hidrográfica do rio Curimataú. 2020. 58f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Civil) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22647
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC_Versão final corrigida_Lídja.pdfPDF - Lídja Rosa Silva Santos2.09 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo_de_Deposito_TCC_LIDJA.pdfTermo de depósito108.38 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.