Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22660
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Fernanda Cordeiro da | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-09T13:18:11Z | - |
dc.date.available | 2020-12-09T13:18:11Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.337 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22660 | - |
dc.description | SILVA, F. C. da. A ludicidade e o uso de recursos didáticos na Educação Escolar Quilombola (EEQ) na cidade de Alagoa Grande – PB. 2020. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho aborda a questão da Ludicidade e dos recursos didáticos em uma escola pública Quilombola do município de Alagoa Grande/PB. O mesmo teve por objetivo geral compreender como o lúdico e os recursos didáticos, podem contribuir para a construção identitária, o respeito e a valorização da cultura afrobrasileira. Para tanto, foi realizada uma entrevista com três (3) professores da escola pública quilombola. Devido ao isolamento social, ocasionado pela pandemia do COVID -19, a entrevista foi feita através dos meios virtuais de comunicação e com um questionário contendo cinco (5) perguntas aberta e de múltipla escolha. Pretendemos mostrar a relevância desses profissionais da educação e dos recursos didáticos no processo de valorização cultural e identitária. A análise está fundamentada a partir dos estudos de alguns autores e dos acervos existentes como os de Soares (2008), Antunes (2002) e Vasconcelos (2006). Este estudo mostrou a importância na formação específica do/da professor(a) que trabalha na escola quilombola. Pois, é a partir da atuação do profissional da educação no ambiente educacional que o/a estudante tem o seu direito de acesso aos conteúdos disponibilizados, inclusive os que estão relacionados as suas raízes. Ainda foi possível afirmar que a maioria dos/das professores(as) utilizam jogos e brincadeiras como metodologia complementar em sala de aula a fim de melhorar a aprendizagem. Conclui-se que a parceria entre professores qualificados em questões étnicos raciais e culturais é relevante para a valorização e preservação cultural, através do trabalho conjunto entre os dois nas escolas da comunidade quilombola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Sheila Gomes de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Valorização cultural | pt_BR |
dc.subject | Educação quilombola | pt_BR |
dc.title | A ludicidade e o uso de recursos didáticos na Educação Escolar Quilombola (EEQ) na cidade de Alagoa Grande - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Fernanda Cordeiro da Silva | PDF - Fernanda Cordeiro da Silva | 389.69 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.