Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22660
Título: A ludicidade e o uso de recursos didáticos na Educação Escolar Quilombola (EEQ) na cidade de Alagoa Grande - PB
Autor(es): Silva, Fernanda Cordeiro da
Palavras-chave: Recursos didáticos
Valorização cultural
Educação quilombola
Data do documento: 11-Nov-2020
Resumo: O presente trabalho aborda a questão da Ludicidade e dos recursos didáticos em uma escola pública Quilombola do município de Alagoa Grande/PB. O mesmo teve por objetivo geral compreender como o lúdico e os recursos didáticos, podem contribuir para a construção identitária, o respeito e a valorização da cultura afrobrasileira. Para tanto, foi realizada uma entrevista com três (3) professores da escola pública quilombola. Devido ao isolamento social, ocasionado pela pandemia do COVID -19, a entrevista foi feita através dos meios virtuais de comunicação e com um questionário contendo cinco (5) perguntas aberta e de múltipla escolha. Pretendemos mostrar a relevância desses profissionais da educação e dos recursos didáticos no processo de valorização cultural e identitária. A análise está fundamentada a partir dos estudos de alguns autores e dos acervos existentes como os de Soares (2008), Antunes (2002) e Vasconcelos (2006). Este estudo mostrou a importância na formação específica do/da professor(a) que trabalha na escola quilombola. Pois, é a partir da atuação do profissional da educação no ambiente educacional que o/a estudante tem o seu direito de acesso aos conteúdos disponibilizados, inclusive os que estão relacionados as suas raízes. Ainda foi possível afirmar que a maioria dos/das professores(as) utilizam jogos e brincadeiras como metodologia complementar em sala de aula a fim de melhorar a aprendizagem. Conclui-se que a parceria entre professores qualificados em questões étnicos raciais e culturais é relevante para a valorização e preservação cultural, através do trabalho conjunto entre os dois nas escolas da comunidade quilombola.
Descrição: SILVA, F. C. da. A ludicidade e o uso de recursos didáticos na Educação Escolar Quilombola (EEQ) na cidade de Alagoa Grande – PB. 2020. 46f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22660
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fernanda Cordeiro da SilvaPDF - Fernanda Cordeiro da Silva389.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito2.12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.