Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22661
Título: Patrimônio histórico e cultural da cidade de Sapé-PB: preservação e memória
Autor(es): Santos, Mahele Verônica dos
Palavras-chave: Patrimônio
Memória
Preservação
Data do documento: 25-Nov-2020
Resumo: Nesse estudo, buscou-se analisar a preservação do patrimônio cultural para a construção da identidade social. Com o objetivo de refletir sobre a preservação dos patrimônios históricos e culturais de Sapé e destacar a relação com a construção da memória e da identidade histórica dessa cidade. Analisamos algumas obras referentes à preservação e conservação do patrimônio, bem como a historiografia de Sapé. Através delas compreendemos como a preservação dos patrimônios culturais de Sapé contribui para a conservação de sua memória. A partir da análise das obras de alguns autores, como Funari, Halbwachs, Le Goff, Choay, entre outros que possuem trabalhos de referência com estudos sobre memória e patrimônio, foi elaborado um referencial teórico que proporciona ao leitor um despertar para a preservação e conservação do patrimônio cultural. Foram evidenciados três patrimônios que contribuem significativamente com a cultura do sapeense, são eles Memorial Augusto dos Anjos, Memorial das Ligas e Lutas Camponesas e a Banda de Música Santa Cecília. Essa reflexão mostra como a preservação dos bens patrimoniais favorece na construção da história e na perpetuação da memória.
Descrição: SANTOS, M. V. dos. Patrimônio histórico e cultural da cidade de Sapé-PB: preservação e memória. 2020. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22661
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mahele Veronica dos SantosPDF - Mahele Veronica dos Santos1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito100.7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.