Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22664
Título: Habilidades do controller na era digital: uma análise no contexto de transformação digital em grandes grupos do setor de consumo não cíclico da B3
Autor(es): Silva, Thays Antunes da
Palavras-chave: Transformação digital
Controller
Habilidades do controller
Era digital
Contabilidade financeira
Data do documento: 4-Dez-2020
Resumo: O presente estudo teve como objetivo identificar as habilidades do controller exigidas no processo de transformação digital de grandes grupos do setor de consumo não cíclico da B3 (BM&F BOVESPA), e confrontá-las com aquelas declaradas nos perfis dos profissionais atuando na área de controladoria, contabilidade e finanças, sendo estes, nominados “controllers”, para fins dessa pesquisa. Para tanto, foi realizado um estudo multicaso e foram analisadas 3 empresas atuantes nessa área, Ambev, Carrefour e o Grupo Pão de Açúcar. A pesquisa classifica-se como quali-quanti e caracteriza-se como descritiva. Os dados da pesquisa foram coletados através de duas principais fontes: (i) nos perfis de funcionários das empresas analisadas na rede social profissional linkedin, (ii) relatórios de sustentabilidade, relatórios de administração e formulários de referência, e os dados foram tratados através da análise de conteúdo. Os resultados apontam, quanto às habilidades encontradas nos perfis do linkedin, que os funcionários das 3 empresas apresentaram o uso de sistemas operacionais em suas funções, apenas os funcionários da Ambev citaram a gestão de projetos de TI e os funcionários do grupo Pão de Açúcar citaram a transformação digital e a governança de TI. Constatou-se que as empresas em seus relatórios apresentam iniciativas e estratégias voltadas à transformação digital, como operações de e-commerce, soluções digitais, utilizações de novas tecnologias, entre outras. Além disso, confrontando as habilidades declaradas pelos profissionais com aquelas identificadas como inerentes à transformação digital, concluiu-se que as 3 empresas analisadas demonstram estar em busca do aprimoramento de suas estratégias e desenvolvimento de novas operações de negócios, buscando inovar por meio de novas tecnologias e desenvolver competências e habilidades que influenciam no bom desempenho das empresas. No entanto, a pouca quantidade de informações encontradas nos perfis dos funcionários se tornou um fator limitante da pesquisa.
Descrição: SILVA, Thays Antunes da. Habilidades do Controller na era digital: Uma análise no contexto de transformação digital em grandes grupos do setor de consumo não cíclico da B3. 2020. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22664
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de depósito.pdfTermo de depósito871.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
Thais Antunes da Silva.pdfPDF - Thays Antunes da Silva731.23 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.