Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22668
Título: Uso dos territórios agrários da Bacia Hidrográfica do Rio Curimataú - Nordeste do Brasil
Autor(es): Santos, Eduarda Luna dos
Palavras-chave: Território
Bacia hidrográfica
Curimataú
Ocupação
Data do documento: 1-Dez-2020
Resumo: Os territórios agrários de uma bacia hidrográfica, possuem diversas formas de uso e ocupação, que leva em conta principalmente a presença de água, que é um dos fatores essenciais para a produção e estabelecimento de qualquer atividade econômica. A bacia hidrográfica do rio Curimataú, nasce no município paraibano de Barra de Santa Rosa e desagua no mar, no estado do Rio Grande do Norte, no município de Canguaretama. Ao todo, esta bacia percorre 32 municípios divididos entre estes dois estados (27 na Paraíba e 5 no Rio Grande do Norte). O objetivo desta pesquisa foi analisar o uso dos territórios agrários da Bacia Hidrográfica do Rio Curimataú (municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte) e as diversas formas de utilização/ocupação destes territórios ao longo da bacia. Metodologicamente foram utilizados o levantamento bibliográfico, onde foram utilizados autores como: Fernandes (2000; 2008; 2013); Girardi (2008); Moreira (1996; 2011); Raffestin (2008); Silva (2013) e Stédile (1997), que possibilitaram uma melhor compreensão sobre o tema. Levantamento de dados primários e secundários com base no IBGE e Censo agropecuário, e a realização de trabalhos de campo por alguns municípios da Paraíba e do Rio Grande do Norte, afim de observar na prática, as formas de ocupação dos territórios agrários. O processo de reforma agrária tanto no Brasil quanto nestes estados trabalhados, não ocorreram de forma fácil, houveram diversos conflitos entre latifundiários e camponeses. Assim, surgiram vários movimentos sociais, como as Ligas Camponesas, CPT e MST, que buscavam defender o direito dos trabalhadores e reivindicavam a distribuição justa da terra. Ao longo desta pesquisa, também foram identificadas outras formas de utilização destes territórios, como por exemplo a ocupação por meio de lavouras permanentes (coco-da-baía, banana, caju, entre outras); lavouras temporárias (cana-de-açúcar, milho, feijão, entre outras); pecuária; carcinicultura (criação de camarão na foz do rio) e o turismo. Portanto, esta pesquisa proporcionou o conhecimento das principais formas de ocupação, bem como a formação dos territórios agrários dos municípios pertencentes a bacia hidrográfica do rio Curimataú.
Descrição: SANTOS, E. L. dos. Uso dos territórios agrários da Bacia Hidrográfica do Rio Curimataú - Nordeste do Brasil. 2020. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22668
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Eduarda Luna dos SantosPDF - Eduarda Luna dos Santos2.67 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito862.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.