Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22676
Título: A Trajetória Educacional da população negra no Brasil
Autor(es): Araújo, Janailton Félix de
Palavras-chave: Educação
População negra
Ações afirmativas
Data do documento: 23-Nov-2020
Resumo: Este artigo tem como objetivo discutir sobre a história da educação da população negra brasileira, apresentando as lutas e conquistas dessa população por uma educação igualitária, ressaltando as bases legais, os avanços e as carências educacionais ainda existentes. Na história do Brasil a população negra se manteve excluída, por muitos anos, de representatividade educacional, pois, o negro em determinado período da história foi proibido de acesso à educação institucionalizada. Esse fato é relevante e explica a condição educacional dessa gente na contemporaneidade. Para realização desse trabalho fizemos pesquisa bibliográfica, e elencamos algumas obras que discutem a história da educação no Brasil com o corte racial. Nesse fazer destacamos alguns autores/as, tais como: Cruz 2008, Dias 2005, Silva 2013 e Santos 2002. Verificamos que os avanços legais foram e são significativos para a ascensão representativa do negro na educação, no entanto, ocorreram de modo tardio e ainda não é o suficiente para reparar mais de um século de exclusão. Nesse sentido, as ações afirmativas surgiram como medida de reparação da exclusão. Apesar de todas as críticas feitas às políticas reparatórias elas são relevantes, pois buscam promover a igualdade educacional entre negros e brancos. Todavia para que os avanços legais pudessem acontecer foi necessária à luta da população negra através do movimento negro, sobretudo, na perspectiva de afirmar a gente negra como protagonista de sua história, de modo, que sejam respeitados enquanto seres humanos e cidadãos com iguais direitos.
Descrição: ARAÚJO, J. F. de. A Trajetória Educacional da população negra no Brasil. 2020. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22676
Aparece nas coleções:44 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janailton Félix de AraújoPDF - Janailton Félix de Araújo699.52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito85.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.