Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22684
Título: A importância da representatividade na literatura infantil: análise do livro Amoras do autor Emicida
Autor(es): Silva, Katiana Pereira da
Palavras-chave: Representatividade negra
Literatura infantil
Identidade
Data do documento: 11-Nov-2020
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo refletir sobre a importância da representatividade negra na literatura infantil, tendo como base a análise do livro Amoras do autor Emicida. Utilizando o livro para produção de um plano de aula, para uma turma de ensino fundamental I, nos anos finais, encontramos aspectos que inspiraram a proposta apresentada. Para fazer a reflexão sobre o tema abordamos o papel relevante da lei 10.639/03, a história da literatura infantil brasileira com personagens negros, a importância da representatividade na literatura infantil e a construção das identidades na formação da escola. Para tanto, alguns autores nos ajudaram, tais como: FREIRE(1994) HALL(2005), ZILBERMAN(2008). A metodologia usada é de cunho qualitativo na qual o método aplicado é a análise bibliográfica do livro Amoras, seguida de uma proposta pedagógica. A pesquisa considerou alguns dos valores civilizatórios afro-brasileiros, contidos no livro, e que fazem parte da construção do plano de aula e da análise. O resultado da pesquisa leva a conclusão de que inserir a literatura infantil com representatividade negra é essencial para contribuir com a formação da autoestima da criança negra.
Descrição: SILVA. K. P. da. A importância da Representatividade na Literatura Infantil: análise do livro Amoras do autor Emicida. 2020. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22684
Aparece nas coleções:46 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Katiana Pereira da SilvaPDF - Katiana Pereira da Silva2.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósitoTermo de depósito456.03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.