Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22690
Título: Estudo de caso: gestão dos riscos de acidente com a utilização do método marat numa obra pública no município de Araruna-PB.
Autor(es): Santos, Suelligton Oliveira
Palavras-chave: Canteiro de Obras
Segurança do Trabalho
Grau de risco
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: A indústria da construção Civil é uma das áreas de maior impacto na economia de uma nação, este setor se desenvolve de maneira rápida gerando muitos empregos, porém o crescimento desenfreado das construções faz com que a segurança fique muitas vezes em segundo plano, não seguindo os padrões estabelecidos pelas normas vigentes. Este descaso resulta em problemas dentro da construção civil, como: riscos de acidentes do trabalho, condições inseguras, insalubridade, atraso da obra, entre outros. Gerenciar os riscos de acidentes de uma obra consiste em identificar os perigos existentes e situações críticas, avaliá-los através de metodologias e propor planos de ação. O objetivo deste trabalho é gerenciar os riscos eminentes diagnosticados numa obra pública no município de Araruna-PB, através do Método de Avaliação de Riscos de Acidentes de Trabalho (MARAT) e propor medidas mitigadoras. A obra foi analisada e dividida em duas etapas: fase de demolição do antigo empreendimento e fase de construção do novo. Assim, foi acompanhado as atividades que foram executadas em cada uma das fases, identificando os riscos eminentes no qual os colaboradores estavam sujeitos. Como resultado da pesquisa constatou-se que de forma geral o nível de deficiência dos riscos na obra foi igual a 2; nível de exposição equivalente a 4; nível de probabilidade no geral foi classificado como médio. Com base na avalição do método, conclui-se que para fase de demolição o nível de intervenção mais frequente dos riscos foi o III que mostra que nessa etapa a situação está passível de melhoras e na fase de construção o nível de intervenção mais comum foi o nível II que trata-se de uma situação a ser corrigida adotando medidas de intervenção como a utilização de EPI’s e melhoria na organização do canteiro de obra, até os problemas serem solucionados.
Descrição: SANTOS, Suelligton Oliveira. Estudo de caso: gestão dos riscos de acidente com a utilização do método marat numa obra pública no município de Araruna-PB. 2019. 48 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia civil )- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22690
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Suelligton Oliveira Santos.pdf1.95 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.