Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22696
Título: Construção civil: levantamento das dificuldades encontradas na fiscalização das obras particulares no Município de Alagoa Nova-PB
Autor(es): Reis, Diones Bento
Palavras-chave: Gestão Pública
Alvará de Construção
Fiscalização
Data do documento: 24-Jul-2020
Resumo: O processo de Urbanização refere-se ao aumento da população nas cidades em relação ao campo e crescimento do espaço físico urbano. Em muitos municípios esse processo ocorre de modo desordenado e conturbado. Dessa forma, o presente estudo adotou como método de procedimento o analítico descritivo e exploratório, tratando-se de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, tendo como objetivo identificar as possíveis dificuldades encontradas para a fiscalização das obras particulares no Município de Alagoa Nova-PB. Na qual, realizou-se entrevista composta de perguntas abertas pré-determinadas, com indivíduos (servidores, secretários, etc.) que trabalham diretamente com o setor de obras acerca da Licença para construir. Igualmente, utiliza-se para a coleta de dados um diário de campo, onde ao longo da pesquisa foram registradas as falas de alguns indivíduos que serão utilizadas neste trabalho para análise. Assim como o registro de imagens que possibilita observar a quantidade e estado de construções particulares iniciadas ou concluídas. Aplicou-se a análise de discurso sobre as falas dos indivíduos registradas, bem como, nas respostas dos envolvidos na entrevista e os dados quantitativos colocados por meio de gráfico, e posteriormente discutidos. Os resultados apontam que muitas construções foram iniciadas sem a devida documentação, e que em alguns casos, a documentação só foi solicitada meses após a obra está concluída. Sendo a falta de Agente de Fiscalização para a visita em loco, um dos principais obstáculos. Outrossim, foi possível entender o papel da gestão administrativa na solução dessas dificuldades encontradas. Tal-qualmente, pudemos observar o comportamento dos envolvidos na pesquisa acerca da importância da Licença para construir.
Descrição: REIS, Diones Bento dos. Construção civil: levantamento das dificuldades encontradas na fiscalização de obras particulares no Município de Alagoa Nova-PB. 2020. 48f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Gestão Pública - Tecnólogo) - Universidade Estadual da Paraíba. Campina Grande, 2020.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22696
Aparece nas coleções:EAD - Tecnólogo em Gestão Pública

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Diones Bento dos Reis.pdfPDF - Diones Bento dos Reis2.35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito266.95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.