Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Romário Farias Pedrosa dos | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-11T01:05:28Z | - |
dc.date.available | 2020-12-11T01:05:28Z | - |
dc.date.issued | 2020-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 370 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22708 | - |
dc.description | SANTOS, R. F. P. dos. Análise da implantação das Escolas Cidadãs Integrais no estado da Paraíba (lei nº 11.100/2018): o modelo pedagógico/gestão e os índices de desenvolvimento educacional. 2020. 87f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação e Políticas Públicas), Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2020. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho se propõe a discutir o Modelo de Educação Integral denominado de Escola Cidadã Integral que está em processo de implantação no Estado da Paraíba, com 229 escolas no ano de 2020. O objetivo central deste trabalho é realizar uma análise da implantação dessas escolas, criadas por meio da Lei Nº 11.100 de 06 de abril de 2018, analisando as especificidades do modelo pedagógico e de gestão e a evolução dos índices educacionais. Assim, nos propomos a identificar se tal modelo, em termos de aplicabilidade, aceitação e formação integral, está em consonância com o que propõe a formação para integralidade do ser. Para isso, nos utilizamos de pesquisa bibliográfica, para a fundamentação teórica e suas devidas análises, sendo a pesquisa principal realizada por meio de preenchimento de formulário eletrônico (Google Forms), utilizado como estratégia diante da Pandemia do COVID-19, que recebeu respostas de alguns estudantes, professores, gestores e coordenadores das 14 gerências regionais de educação do Estado da Paraíba. No que tange à fundamentação teórica desse trabalho, fazemos uso de autores que integram o grupo dos principais pensadores contemporâneos da educação Integral no país, como, COSTA (2006), MOLL (2012 e 2010), GADOTTI (2010 e 2011). Por fim, identificamos um novo paradigma educacional que se estabelece no Estado da Paraíba, com uma ascensão nos índices educacionais, em meio aos embates, debates, elogios e críticas da comunidade escolar diante da implantação do novo modelo educacional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Lívia Maria Serafim Duarte Oliveira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | ECI | pt_BR |
dc.subject | Integral | pt_BR |
dc.subject | Modelo | pt_BR |
dc.subject | Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.title | Análise da implantação das Escolas Cidadãs Integrais no estado da Paraíba (lei nº 11.100/2018): o modelo pedagógico/gestão e os índices de desenvolvimento educacional | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | III - EPP - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Romário Farias Pedrosa dos Santos | PDF - Romário Farias Pedrosa dos Santos | 3.63 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 680.48 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.