Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22717
Título: Diagnóstico operacional e da infraestrutura do sistema de abastecimento de água da cidade de Manaíra - PB
Autor(es): Tavares, Gleidson William Diniz
Palavras-chave: Abastecimento de água
Escassez hídrica
Engenharia hidráulica
Data do documento: 10-Dez-2019
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo caracterizar e analisar as condições do sistema de abastecimento de água (SAA) da cidade de Manaíra - PB, a fim de verificar problemas, propor mudanças e encontrar possíveis melhorias que podem ser realizadas para garantir maior condições para o fornecimento de água. Para tanto, foram realizadas visitas técnicas nas unidades do SAA, assim como conversas informais com os operadores e análise de indicadores da base de dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, verificando a situação operacional da prestadora do serviço. Com base nisso, foi verificado que o manancial tem capacidade de suprir a demanda. O tipo de tomada de água utilizado tem uma boa performance em períodos de estiagem, mas na época das chuvas uma torra de tomado ou uma captação flutuante seria mais adequado. A adutora necessitaria de um diâmetro maior devido à perda de carga. O sistema elevatório apresentou bom desempenho, no entanto bombas mais potentes poderiam atender melhor a população. O funcionamento da ETA necessita de uma adequação às necessidades atuais permitindo um tratamento mais eficaz. No reservatório foi verificado a necessidade de reparos em sua estrutura. E na unidade de distribuição a adoção de um roteiro que permita disponibilidade de água todos os dias. Consequentemente, essas condições levam a uma boa condição de consumo per capita e perdas, mas a cobertura e micromedição não estão adequadas. Por fim, se concluiu que o SAA necessita de melhorias na infraestrutura de tomada de água, sistema elevatório, adutor, reservação e distribuição, mas mesmo nessas condições a operação vem sendo realizada a contento.
Descrição: TAVARES, Gleidson William Diniz. Diagnóstico operacional e da infraestrutura do sistema de abastecimento de água da cidade de Manaíra - PB . 2019. 38 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia civil )- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22717
Aparece nas coleções:67 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF-Gleidson Wiliam Diniz Tavares.pdf2.57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.