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Título: Caracterização e estabilização de um solo para utilização em camada de base e sub-base de pavimento flexível
Autor(es): Oliveira, Julye de Souto Matias
Palavras-chave: Pavimentação
Sistema Estrutural
Logística Reversa
Sustentabilidade
Data do documento: 11-Dez-2019
Resumo: A quantidade de resíduos gerados pela indústria da construção civil provoca sérios problemas ambientais quando dispostos de maneira inadequada. Com uma nova visão voltada para a sustentabilidade, diversos estudos passaram a avaliar a logística reversana reutilização de residuos de construção e demolição nas mais diversas áreas da construção civil. Simultaneamente a isso, pode-se observar a dificuldade que alguns municípios têm em garantir a pavimentação da sua malha viária. Optar pela utilização de materiais alternativos provenientes da própria construção civil pode ser uma solução de baixo custo que as gestões públicas necessitam para expandir suas viase diminuir a quantidade de rejeitos no meio ambiente.Visando mitigar os efeitos do descarte inapropriado, este estudo analisa a possibilidade da utilização de RCDem camadas de base e sub-base de pavimento do tipoflexível para um município de pequeno porte. Nesta pesquisa, foi feita uma análisedo solo natural, recolhido no município de Araruna - PB, bem como misturas do mesmo solo estabilizado com diferentes frações pré-definidas de RCD efoi feito ensaios laboratoriais de caracterização física e mecânica a fim de determinar a viabilidade da utilização da mistura SOLO-RCD na pavimentação para malhas viárias de baixo volume de tráfego.Todas as misturas de SOLO-RCD estudadas foram aprovadas para serem utilizadas como camadas de sub-base. As misturas de solo e cascalhinho obtiveram:Cu = 21; ISC=64,20% e Expansão = 0,80%, as misturas contendo solo, cascalhinho e pó obtiveram: Cu = 20; ISC=33,70% e Expansão = 0,80%. Enquanto que o solo natural obteve: Cu = 3,5; ISC=13,60% e Expansão = 3,20%. Por fim, este estudo conclui que o solo estabilizado com as frações de RCD analizadas é adequado para o uso em camadas de sub-base de pavimentos com baixo volume de tráfego. Para níveis de trafego elevado, o emprego desse material deve ser analizado com cautela, visto que as camadas necessitam maiores espessuras.
Descrição: OLIVEIRA, Julye de Souto Matias. Caracterização e estabilização de um solo para utilização em camada de base e sub-base de pavimento flexível. 2019. 62 p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Engenharia civil )- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna, 2019
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/22718
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